A Prefeitura de Taubaté realiza a Operação Chuvas de Verão 2019/2020 entre os dias 1º de dezembro de 2019 e 31 de março de 2020.
O Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PCPDC) se baseia na adoção de medidas que antecipem eventos adversos, considerando os seguintes parâmetros: índices pluviométricos, previsão meteorológica e vistorias de campo. O plano atuará em quatro níveis, estado de observação (até 80mm com acompanhamento pluviométrico); estado de atenção (a partir de 80,1 mm com vistoria de campo nas áreas identificadas anteriormente); estado de alerta (após vistoria de órgão técnico competente com a remoção preventiva da população as áreas de risco iminente indicadas pela vistoria) e estado de alerta máximo (remoção de toda a população de áreas de risco).
Foram mapeados os setores de risco associados a escorregamento, inundações, solapamento, colapso e subsidência. São eles: Chácara Flórida, Santa Tereza, Jardim Gurilândia, Loteamento Hércules Marsson, Sítio Santo Antônio, Chácara Silvestre, Jardim Ana Rosa, Estiva, Jardim Santa Catarina, Quiririm, Estoril, Loteamento Ana Lúcia, Cataguá, Vila Neide, Parque Esperança, Parque Três Marias, Chácaras Dallas e Água Quente.
Além do Plano de Contingência, segundo decreto municipal nº 14594, foi criado o Comitê Municipal de Gestão de Risco e Gerenciamento de Desastres.
Taubaté institui Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil
nov 07, 2019Bruno FonsecaTaubatéComentários desativados em Taubaté institui Plano de Contingência de Proteção e Defesa CivilLike