Search
quinta-feira 9 janeiro 2025
  • :
  • :

Taubaté: Indicadores do coronavírus sinalizam estabilidade em agosto

Balanço da Vigilância Epidemiológica de Taubaté indica que o município consegue manter estáveis em agosto os cinco principais indicadores de enfrentamento ao coronavírus

A avaliação leva em conta valores mínimos e máximos, além das médias obtidas entre os dias 1 e 20 deste mês. Entre os indicadores observados estão as taxas de isolamento social, taxas de ocupação de leitos de UTI, variação diária de novos casos, quantidade diária de pacientes internados e a taxa de letalidade. Estes indicadores, por exemplo, estão entre aqueles utilizados pelo governo do Estado para decidir sobre a manutenção, progressão ou recuo de fases dentro do Plano São Paulo.

Durante estes 20 dias, o termômetro virtual da quarentena de Taubaté permaneceu com a cor amarela, que representa risco médio. Isto representa dizer que, em todos estes dias, houve registro de um indicador que compõe o termômetro com a cor vermelha e dois indicadores com a cor verde.

O retorno gradual das atividades comerciais com a flexibilização e o consequente maior movimento de público impactaram diretamente nas taxas de isolamento social. Ainda assim, a taxa média no período atingiu 40,5%.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI HMUT/UPA Central também seguiu estável, com uma média de 46,9% em 20 dias. A variação diária de novos casos confirmados chegou a uma média de 2,44%. Em média, 107 pacientes taubateanos estiveram internados diariamente durante estes 20 dias de agosto. A taxa de letalidade do coronavírus também indicou estabilidade e atingiu uma média de 2,9%.

Confira abaixo os indicadores analisados em agosto.

Taxa de isolamento social
Melhor indicador – 49% em 3 de agosto
Pior indicador – 37% em 14 e 15 de agosto
Média de 40,5%

Taxa de ocupação de leitos de UTI HMUT/UPA Central
Melhor indicador – 37,5% em 18 de agosto
Pior indicador – 57,5% em 5 de agosto
Média de 46,9%

Variação diária de novos casos
Melhor indicador – 0,7% em 2 e 15 de agosto
Pior indicador – 6,6% em 12 de agosto
Média de 2,44%

Número diário de internados
Melhor indicador – 93 internados em 15 de agosto
Pior indicador – 120 internados em 5 de agosto
Média de 107 internados

Taxa de letalidade
Melhor indicador – 2,82% em 9 e 13 de agosto
Pior indicador – 3,02% em 3 e 17 de agosto
Média de 2,9%