Entre os motivos que favoreceram a decisão, estão, inicialmente, a falta de estrutura e organização da competição em julho de 2017, inclusive, com a falta de instalações hidráulicas e elétricas para colocação dos chuveiros, até a falta de premiação nos dias de competição, sendo entregue somente no mês de dezembro para as cidades, por parte do Governo do Estado.
Para tomar essa importante decisão, as cidades consideraram diversos fatores, que vão desde a falta de estrutura e organização da competição no ano de 2017, ao alto custo financeiro para a participação das delegações. Além de Taubaté, mais 15 cidades não participarão dos Jogos Regionais 2018, correspondendo a 30% do total das 54 cidades integrantes da região. São elas: Arapeí, Areias, Bananal, Cachoeira Paulista, Igaratá, Natividade da Serra, Potim, Queluz, Salesópolis, Santa Branca, Santo Antônio do Pinhal, São José do Barreiro, Silveiras, Suzano e Lorena.
Os Jogos Regionais 2018 acontecem entre os dias 18 e 28 de julho e devem reunir cerca de 8 mil pessoas entre atletas, dirigentes e organizadores. Os Jogos Regionais são disputados anualmente em oito regiões esportivas do Estado de São Paulo e o Litoral Norte está localizado na denominada segunda região esportiva que reúne ainda cidades do Vale do Paraíba, Alto Tietê e Grande São Paulo.
Já no ano de 2018, duas das três principais competições realizadas pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude, apresentaram problemas semelhantes, como a falta de estrutura dos alojamentos para as pessoas idosas no JORI 2018, falta de acessibilidade, falta de água quente nos chuveiros e salas com goteiras. Já nos Jogos Abertos da Juventude, mesmo após pedidos de adiamento por parte das Prefeituras, tendo em vista a falta de abastecimento de combustíveis em todo o país, devido a paralisação dos caminhoneiros, o Estado optou pela realização da Final Estadual, dificultando a participação de diversas cidades na competição, inclusive da campeã da edição de 2017, São José dos Campos.