Mapeamento do Instituto Votorantim coloca Taubaté em destaque no cenário nacional entre os 175 municípios brasileiros com melhor estrutura para o enfrentamento da pandemia do coronavírus.
A pesquisa do instituto reúne 18 indicadores distribuídos em cinco eixos temáticos que formam o Índice de Vulnerabilidade Municipal (IVM) e abrange as 5.570 cidades do país. O resultado do IVM é aplicado para cada cidade no mapa brasileiro em seis graduações de cores. O indicador também varia de 0 a 100 pontos; quanto maior o valor do índice de um determinado município, mais vulnerável ele está com relação aos impactos do coronavírus.
Taubaté ganhou a coloração verde no mapa e soma 42,72 pontos. Esta cor vale para as cidades que atingiram um máximo de 45 pontos. Ao todo, são 309 cidades com a coloração verde.
No eixo População Vulnerável, por exemplo, a taxa é de são 14,48% de idosos no município. Em Economia, o PIB per capita de Taubaté é de R$54.552,88. Já a Estrutura do Sistema de Saúde apresenta como destaque uma taxa de 42,07 ventiladores/respiradores por grupo de 100 mil habitantes. Para a Organização do Sistema de Saúde, a cidade conta com 63,22% da população coberta pela Atenção Básica. E o quinto eixo, da Capacidade Fiscal, coloca a cidade com autonomia considerada elevada.
No outro extremo, a cor vermelha é aplicada para os municípios que atingiram um IVM superior a 65 pontos.
Os estudos do Índice de Vulnerabilidade Social do Instituto Votorantim podem ser acessados pelo link http://institutovotorantim.org.br/municipioscontraocorona/ivm/.