O CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) de Taubaté iniciou esta semana a distribuição gratuita de sacos de areia como estratégia de prevenção aos focos do mosquito Aedes aegypti.
A distribuição ocorre, inicialmente, na Prefeitura de Taubaté e na Secretaria de Saúde. Outros locais devem ser definidos conforme a adesão da população à campanha.
Esta iniciativa é possível graças a uma parceria firmada com o Sindareia (Sindicato das Indústrias de Extração de Areia), responsável por fornecer os sacos com cerca de 800 gramas de areia que pode ser utilizada nos vasos para evitar a formação de poças d´água. Já foram produzidos 2.000 sacos pelo Sindareia.
O reforço nas ações de prevenção ocorre após a divulgação do resultado da ADL (Análise de Densidade Larvária) de janeiro de 2018, que atingiu 6,7 pontos no IB (Índice Breteau). De acordo com o Ministério da Saúde, o índice de tranquilidade é 1,0 ou menos. Acima do nível de 1,5 há risco de epidemia.
Balanço atualizado da Vigilância Epidemiológica de Taubaté indica que foram registrados nos dois primeiros meses do ano cinco casos positivos autóctones de dengue e um caso importado de chikungunya. Não há registro de casos de zika no município.
Taubaté distribui sacos de areia contra o Aedes aegypti
mar 01, 2018Bruno FonsecaSaúdeComentários desativados em Taubaté distribui sacos de areia contra o Aedes aegyptiLike
Previous PostO fim da picada
Next PostÀ Unitau, Sindicato solicita reunião para tratar de reivindicações