Search
segunda-feira 27 janeiro 2025
  • :
  • :

Taubaté conta com mais segurança pública: chegou a 3ª CAEP

Foi inaugurada no último dia 29, em Taubaté, a 3ª Companhia de Ações Especiais de Polícia-CAEP, uma unidade especializada no combate do crime de maneira mais ostensiva. A solenidade contou com a presença do Governador do Estado, João Dória e do Secretário de Segurança Pública, General João Camilo Pires de Campos, entre outras autoridades civis e militares. A CAEP atuará na região do Vale do Paraíba, subordinada ao 3º Batalhão de Ações Especiais de Polícia – BAEP, de São José dos Campos e a na área do Comando de Policiamento do Interior 1 – CPI-1, que abrange 39 municípios da região Metropolitana do Vale do Paraíba. O CAEP irá atuar de forma semelhante aos padrões da ROTA, do policiamento de Choque. Segundo o Governador, “ essa Companhia Especial vinculada ao BAEP, é independente do ponto de vista físico. São 105 homens e mulheres preparados e treinados dentro do padrão ROTA e Força Tática, da melhor Polícia Militar do país. Além disso, foram entregues dezesseis novos veículos novos, armas, fuzis, espingardas, equipamentos de inteligência e coletes à prova de balas. Taubaté certamente recebe o melhor da PM de São Paulo, que é, sem dúvida, a melhor do Brasil, é uma nova visão de como fazer Segurança Pública no Estado de São Paulo”, afirmou Doria.

A 3ª CAEP ficará sediada dentro do 5º BPMI – Batalhão de Polícia Militar do Interior, (Av. Independência, 247 – Jabuticabeira), em Taubaté e vai ser importante essa implantação, graças a pronta resposta nas ruas defendendo valores, direitos e, principalmente, vidas. Hoje, a Região do Vale do Paraíba, tem uma população em torno de três milhões de pessoas, e para trazer mais tranquilidade foi feito, um planejamento/serviço de inteligência, reforçando todos os trabalhos, principalmente nas cidades divisa com Rio de Janeiro, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Bocaina.

Ao todo são nove BAEPS que, conforme as palavras do Governador, “foram idealizados por estratégia e análise do emprego do dinheiro público e perfis das comunidades. O objetivo é que, a eficiência da PM aumente mais ainda com uso de mini câmeras pelos oficiais e a aquisição de 108 drones; a partir de agosto, serão entregues também veículos blindados, armas e coletes de última geração para que nossos soldados estejam protegidos no cumprimento do dever”, salientou.

O treinamento dos PMs que fazem parte da nova CAEP passaram por estágios coordenado e aplicado pelo Comando de Policiamento de Choque – CPChq e foram submetidos a disciplinas específicas da RONDA Ostensiva Tobias Aguiar – ROTA, 2º e 3º Batalhões Especiais – COE e o Grupo de Ações Táticas Especiais – GATE. As principais disciplinas desse treinamento foram: patrulhamento tático, gerenciamento de crises e negociações com reféns, busca e localização de artefatos explosivos, conduta de patrulha em locais de risco, controle de multidões e policiamento em eventos e praças desportivas. O Secretário de Segurança Pública do Estado São Paulo, General Campos, disse ainda que, “ a integração com todas as polícias, Exército, Guarda Municipal vai proporcionar uma ação mais eficiente, multiplicadora com autonomia e dedicação. Traduziremos nosso agradecimento ao Prefeito Ortiz Júnior, pelo seu apoio em investimentos e vontade política, em uma equipe valorosa que certamente cuidará com atenção, do sistema de Segurança Pública de toda a população de São Paulo com a seriedade que todos merecem. O Cel. Eduardo Stanelis e ao Cel. Ricardo Gobbo que também sempre estiveram apoiando todos nossos passos nesse sentido. Mas lembrando ainda que, só armas e equipamentos de última geração sozinhos, não conseguem resolver os problemas. É preciso antes de tudo, pessoas com espírito de responsabilidade, honestidade e eficiência. E esse é o espírito dessa Companhia”, finalizou.

Tenente Coronel Marcelo Vieira Sales, Comandante Geral da PM,” o CPI- 1, aumentou 39% o número de prisões realizadas, na região e que deve diminuir ainda mais esses índices. Estamos empenhados em preservar a ordem e a segurança para toda a comunidade. O trabalho da preservação e proteção só pode ser resultado, no entanto, de ações com valores éticos, morais e repleto de pensamento coletivo/ público”, finalizou.

Para o Tenente Coronel PM, Fábio Orlando Camargo, Comandante do 3º BAEP, essa nova unidade da CAEP trará ganhos à população através de, um trabalho sério e compromissado. A CAEP de Taubaté, segundo ele, ficará sob o comando do Capitão PM, Alex Roberto Morais Oliari, do BAEP de São José Campos.