A Vigilância Epidemiológica de Taubaté confirmou que o macaco encontrado no dia 25 de março no bairro Chácara do Visconde é a quarta morte de primata por febre amarela no município. Dos 27 animais encontrados mortos, mais três tiveram resultados positivos para a doença.
Foi utilizado o método RT-PCR em necropsia de fígado para a detecção da doença nos seguintes casos: um Bugio macho encontrado em 21 de março, no Morro da Piola, no Km 6,5 da Oswaldo Cruz; um Bugio fêmea, encontrado em 24 de março, no bairro Chácara Ingrid; e um sagui macho localizado no dia 25 de março, na avenida Monteiro Lobato, no bairro Chácara do Visconde.
A Vigilância Epidemiológica esteve nestes locais realizando nebulização e vacinando as pessoas próximas e em um raio de abrangência. Se necessário a vacinação acontece até mesmo casa a casa.
Por enquanto a cidade de Taubaté possui 19 casos de pacientes suspeitas de terem Febre Amarela, com apenas 01 confirmação de caso importado de Minas Gerais.
Já foram vacinadas, desde o início do ano, 256.379 pessoas e no momento a vacina está disponível como rotina nas unidades básicas de saúde que possuem salas de vacina (35 unidades) para pessoas a partir dos 09 meses de idade e faz parte do calendário vacinal do Estado de São Paulo.