Balanço atualizado da Vigilância Epidemiológica de Taubaté indica dois novos casos de sarampo confirmados. Com isto, o município chega a cinco casos confirmados da doença este ano e 17 casos suspeitos em investigação. Outros 12 casos foram descartados.
Os casos confirmados são os de um homem de 30 anos, morador do distrito de Quiririm, e de um bebê de 1 ano, morador do Areão. A notificação destes casos ocorreu nos dias 3 e 25 de agosto, respectivamente. As duas pessoas passam bem e em ambas as situações foram realizadas ações de bloqueio vacinal no entorno.
As doses contra o sarampo estão disponíveis em todas as unidades de saúde que dispõem de salas de vacinação em Taubaté. A relação das unidades pode ser conferida pelo link http://www.taubate.sp.gov.br/unidadesdesaude/.
Crianças entre seis meses e 11 meses podem ser vacinadas contra o sarampo. A Vigilância Epidemiológica de Taubaté reforça que, mesmo com a aplicação dessa dose, estão mantidas as demais vacinações no calendário, aos 12 meses e reforço aos 15 meses.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3629-6232.
Retire suas dúvidas:
Quem pode tomar a vacina?
Esquema especial
Crianças entre 6 meses e 11 meses: vacina SCR (sarampo – caxumba – rubéola)
Ações de rotina
– pessoas entre 1 e 29 anos de idade: duas doses com intervalo mínimo de 30 dias
– pessoas entre 30 e 59 anos de idade: uma dose
– pessoas com 60 anos ou mais de idade: não precisam ser vacinadas
Quem não precisa tomar a vacina?
Quem está com a carteirinha de vacinação em dia
Leia Quando não posso tomar a vacina?
– A vacina SCR não deve ser administrada simultaneamente com a vacina febre amarela. Nesse momento, reforça-se a necessidade de priorizar a vacinação com SCR, devendo-se agendar a dose da vacina febre amarela com intervalo de 30 dias