Balanço da Secretaria de Saúde de Taubaté referente ao primeiro quadrimestre de 2018 indica aumento nos atendimentos de urgência e emergência, exames laboratoriais e distribuição de medicamentos, entre outros indicadores.
Entre os dados apresentados, por exemplo, foram realizados 175.526 atendimentos nas UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e no Pronto-Socorro Infantil nos quatro primeiros meses do ano contra 164.590 no mesmo período do ano passado.
Já os exames laboratoriais e de diagnóstico apresentaram um salto de 18,36%, o que representa 77.502 procedimentos a mais. Foram 499.459 exames no primeiro quadrimestre de 2018 e 421.957 exames no primeiro quadrimestre de 2017.
A distribuição de medicamentos segue em alta, com 375.235 itens a mais repassados para a população (aumento de 6,13%). Foram distribuídos neste primeiro quadrimestre 6.495.172 itens contra 6.119.937 no mesmo período do ano passado.
Na atenção básica, o destaque fica para as unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família), que foram responsáveis pelo aumento do número de famílias cadastradas e de atendimentos. As unidades, que trabalham com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças, contam hoje com 32.784 famílias cadastradas e fizeram no primeiro quadrimestre de 2018 um total de 173.183 atendimentos.
Já em relação às especialidades, houve queda de 14,35% nos atendimentos. Em compensação, o percentual de faltas no período também apresentou redução. Desde fevereiro deste ano, a Prefeitura de Taubaté mantém o serviço de envio de mensagens de SMS para a confirmação do agendamento de consultas com especialistas e exames, bem como avisos de cancelamento e alertas sobre faltas. No primeiro quadrimestre de 2018 foram registradas 8.902 faltas na Policlínica, o que representa 12,49% do total de procedimentos no período.
No setor de saúde mental, o CAPS AD (Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas), CAPS II e CAPS I apresentaram aumento no número de atendimentos, o que representa o fortalecimento nas ações de tratamento de distúrbios de ordem mental e prevenção quanto ao consumo de substâncias por jovens e adultos.
Estes indicadores servem como uma importante ferramenta para a definição de estratégias de gestão por parte do corpo técnico da Secretaria de Saúde de Taubaté. Confira abaixo um resumo da oferta e produção da pasta.
ESF (Estratégia de Saúde da Família)
1º quadrimestre de 2018
Pessoas cadastradas – 107.459
Famílias cadastradas – 32.784
Atendimentos – 173.183
Média mensal de atendimentos – 43.296
1º quadrimestre de 2017
Pessoas cadastradas – 74.312
Famílias cadastradas – 22.352
Atendimentos – 154.700
Média mensal de atendimentos – 38.675
Pamo (Posto de Atendimento Médico e Odontológico)
1º quadrimestre de 2018
Atendimentos – 337.185
Média mensal de atendimentos – 84.296
1º quadrimestre de 2017
Atendimentos – 346.363
Média mensal de atendimentos – 86.591
Centro Municipal da 3ª Idade
1º quadrimestre de 2018
Atendimentos – 6.967
Média mensal de atendimentos – 1.742
1º quadrimestre de 2017
Atendimentos – 6.635
Média mensal de atendimentos – 1.659
Saúde Bucal
1º quadrimestre de 2018
Atendimentos – 81.042
Média mensal de atendimentos – 20.261
1º quadrimestre de 2017
Atendimentos – 77.869
Média mensal de atendimentos – 19.467
Exames laboratoriais e de diagnóstico
1º quadrimestre de 2018
Total – 499.459
Média mensal – 124.865
1º quadrimestre de 2017
Total – 421.957
Média mensal – 105.489
Farmácia
1º quadrimestre de 2018
Total de itens – 6.496.172
Média mensal – 1.623.793
1º quadrimestre de 2017
Total de itens– 6.119.937
Média mensal – 1.529.984
Urgência e Emergência
1º quadrimestre de 2018
Atendimentos – 175.526
Média mensal de atendimentos – 43.881
1º quadrimestre de 2017
Atendimentos – 164.590
Média mensal de atendimentos – 41.147
Policlínica
1º quadrimestre de 2018
Atendimentos – 71.286
Média mensal de atendimentos – 17.821
Faltas – 8.902 (12,49%)
1º quadrimestre de 2017
Atendimentos – 83.239
Média mensal de atendimentos – 20.810
Faltas – 11.122 (13,36%)
Caps II
1º quadrimestre de 2018
Atendimentos – 12.450
Média mensal de atendimentos – 3.112
1º quadrimestre de 2017
Atendimentos – 10.473
Média mensal de atendimentos – 2.618
Caps AD
1º quadrimestre de 2018
Atendimentos – 6.966
Média mensal de atendimentos – 1.742
1º quadrimestre de 2017
Atendimentos – 6.474
Média mensal de atendimentos – 1.619
Caps I
1º quadrimestre de 2018
Atendimentos – 5.331
Média mensal de atendimentos – 1.333
1º quadrimestre de 2017
Atendimentos – 4.861
Média mensal de atendimentos – 1.215
Cedic
1º quadrimestre de 2018
Atendimentos – 9.110
Média mensal de atendimentos – 2.277
1º quadrimestre de 2017
Atendimentos – 7.158
Média mensal de atendimentos – 1.789