A Vigilância Epidemiológica de Taubaté alerta para os riscos da divulgação indiscriminada de boatos e dados sem comprovação.
Informação e prevenção são as melhores ferramentas para um combate eficaz à Influenza. Ao receber áudios ou ler postagens nas redes sociais, o ideal é conferir as informações com fontes oficiais antes de compartilhar o conteúdo para evitar pânico e confusão entre a população.
A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está prevista para ocorrer no período de 16 de abril a 25 de maio de 2018, sendo 05 de maio o dia de mobilização nacional.
As vacinas influenza sazonais são modificadas anualmente para proteção contra as cepas virais de gripe em circulação. Geralmente em setembro de cada ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda as cepas de vírus influenza que devem ser utilizadas para produção das vacinas para uso no hemisfério sul.
Em outubro do ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a resolução 2.696/2017, definindo a composição da vacina para este ano. As vacinas influenza trivalentes deverão conter, obrigatoriamente, três tipos de cepas de vírus em combinação: H1N1, H3N2 e Influenza B.
Representantes de laboratórios, igrejas, escolas, sindicatos e clubes de serviço de Taubaté, entre outros, vão receber, a partir da próxima semana, amostras de materiais informativos que podem ser reproduzidos para melhor orientação à população.
O Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como formas de prevenção: lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar com papel descartável, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal, entre outros.
Em caso de síndrome gripal, a recomendação é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. Os sintomas de influenza são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
Balanço atualizado da Vigilância Epidemiológica de Taubaté indica que, até o momento, foram confirmadas duas mortes por influenza no município. Outra morte foi descartada e duas mortes suspeitas aguardam o resultado dos exames. Além dos óbitos, existem cinco casos confirmados de influenza em pacientes que estão em recuperação.
Mais informações podem ser obtidas junto à Vigilância Epidemiológica de Taubaté pelo telefone: (12) 3629-6232.