Governador apresentou investimentos e projetos da gestão e ouviu demandas da associação, que representa 70 Estâncias Turísticas de SP
O governador Tarcísio de Freitas recebeu nesta segunda-feira, 6, no Palácio dos Bandeirantes, a diretoria da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo) para apresentar os investimentos e projetos e ouvir as demandas relacionadas ao turismo do Estado. A entidade representa 70 Estâncias Turísticas de São Paulo.
Participaram também do encontro o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena; o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima; o secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab; e o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, Henguel Ricardo Pereira, além dos prefeitos que compõem a diretoria da Aprecesp.
“Mais do que ser um mero repassador de recursos, temos que ter a capacidade de dar assistência técnica aos municípios, ajudar os prefeitos em seus projetos, trabalhar a formação do profissional dedicado ao turismo.
Temos que qualificar o investimento que vai chegar porque ele gera emprego”, afirmou Tarcísio de Freitas.
O desempenho do turismo paulista em 2023 será o maior dos últimos cinco anos, segundo projeção do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. A estimativa é de que a economia do setor cresça 7,8% em 2023.
Uma série de ações efetivas será ampliada e aprimorada, com investimentos de mais de R$ 560 milhões em infraestrutura nos destinos turísticos; um amplo programa de divulgação do Estado, o SP pra Todos; e a consolidação de distritos turísticos para estimular o investimento.
Ainda no primeiro semestre ocorrerá o lançamento do circuito náutico do Estado com a inauguração de estruturas náuticas em 13 municípios; a criação de um Plano Estadual de Turismo Rural; o aprimoramento do Programa de Crédito para o Turismo e o lançamento do Sabor de São Paulo.
Durante o encontro, a associação pediu ao governador o descontingenciamento dos recursos do Orçamento direcionados ao turismo, especificamente o montante previsto para o ano de 2023 destinados ao DADETUR (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) e a revisão de destinação de 20% dos recursos do Turismo para serviço.