Search
sábado 21 setembro 2024
  • :
  • :

Tamar Ubatuba recebe a exibição do documentário “Dança negra” memórias marcadas no corpo que dança história

Tamar Ubatuba recebe a exibição do documentário “Dança negra” memórias marcadas no corpo que dança história

No próximo sábado, dia 24 de novembro, às 20 horas, será exibido, no Projeto Tamar, o documentário ?Dança Negra? Memórias Marcadas no Corpo que Dança História, com Direção de João Nascimento e Firmino Pitanga. Premiado no edital PROAC – CULTURAS NEGRAS da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
O Documentário tem duração de 52 minutos e trata da arte negra que trilha caminhos poéticos fundamentados na ancestralidade, nas memórias marcadas em corpos que dançam histórias, movimentações estéticas, políticas e sonoras, oriundas das diásporas africanas no Brasil e outros desdobramentos urbanos marcados pela transculturalidade. O documentário conta com depoimentos de importantes personagens das artes, mestres e mestras da cultura popular e intelectuais acadêmicos, que discutem a existência e a presença da cultura negra na contemporaneidade, bem como, os diversos paradoxos encontrados no ambiente de uma sociedade racista e escravocrata. Ao final da exibição, acontecerá um bate papo com o diretor João Nascimento.
O Projeto TAMAR começou em 1980 a proteger as tartarugas marinhas no Brasil. A Petrobras é a patrocinadora oficial do TAMAR, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A Fundação Pró-TAMAR é a principal executora das ações do PAN – Plano Nacional de Ação para a Conservação das Tartarugas Marinhas no Brasil do ICMBio/MMA. O TAMAR trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no país, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 26 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Em Ubatuba, recebe o apoio da Prefeitura Municipal. Visite www.tamar.org.br

SERVIÇO:

Exibição do Documentário ?Dança Negra? Memórias Marcadas no Corpo que Dança História

Data: 24 de novembro

Local: Espaço cultural do Projeto Tamar | Ubatuba – SP

Horário: 20h

Entrada gratuita

Projeto TAMAR | Ubatuba ? SP (Rua Antonio Athanásio, 273 ? Itaguá)

Tel.: (12) 3832 6202 | 3832 7014