Search
sábado 23 novembro 2024
  • :
  • :

SPQR – Argos

O Ciclo Épico corresponde ao conjunto de três obras: Odisseia e Ilíada atribuídas à Homero e Teogonia de Hesíodo.
Houve mais de dez guerras de Tróia. A guerra que Homero trata na Odisseia deve ter acontecido entre os séculos XII e XI a.C.
O sítio arqueológico de Troia foi descoberto no final do século XIX, na Costa da Turquia. Há no local uma sobreposição de ruínas de muralhas, sendo que uma delas corresponderia ao período ao qual a Ilíada se reporta.
Entretanto, a menção do Cavalo de Troia não é citada na Ilíada.
Existem dúvidas se a Odisseia e a Ilíada foram escritas pelo mesmo autor. Porém, existem várias semelhanças.
A semelhança mais importante diz respeito ao momento em que Homero inicia os cantos: ambos são relatados IN MEDIA RES, ou seja, já durante os acontecimentos.

Se a Odisseia comportasse todo o período da guerra, relataria os dez anos de Odisseu tentando voltar para casa. Da mesma forma, a Ilíada trataria dos dez anos que a guerra teria durado. A soma dos tempos resultaria em vinte anos.
Enquanto a Odisseia trata dos últimos dias de Ulisses no mar e a sua volta para casa, a Ilíada narra os seis meses antes das exéquias de Hector e não chega até o final de guerra.
A Odisseia possui digressões que expõem o périplo pelo qual Odisseu passou, além de fazer referências à Itaca, à sua esposa Penélope e à viagem de seu filho Telêmaco até Esparta para ter notícias de seu pai.
Odisseu, mentor da estratégia do Cavalo de Troia, foi duramente perseguido por Poseidon, uma vez que Odisseu, ao sair de Troia rumo à Itaca cegou seu filho Polifemo.
Provavelmente, Odisseu deve ter se perguntado durante todo o tempo se teria compensado ter lutado na Guerra de Troia.

No ápice dos cantos, Ulisses, já em Ítaca, com vestes rotas, encontra seu cão Argos, que havia deixado antes de partir, com menos de um ano. Argos o reconheceu após vinte anos, ao contrário de todos os demais. No encontro, Ulisses verteu uma lágrima ao reconhecer Argos, que ao vislumbrar seu dono abanou o rabo e cerrou os olhos.
Momento dos mais tristes da Literatura, em poucas linhas Homero consegue trazer humanidade à narrativa mais célebre da Mitologia Grega e fazer um ponto de inflexão em toda a obra: tudo o que ocorreu, tudo o que perdeu, tudo o que restou.

Fonte: ODISSEIA, tradução do professor Trajano Vieira

__________

José Alencar Galvão de França
alencargalvao@terra.com.br