Search
domingo 24 novembro 2024
  • :
  • :

SPQR – A Capela Sistina

“Na erudita nave, onde apenas alguns livros mais altos restavam descobertos, sem tapume de livros, perenemente se adensava um pensativo crepúsculo de Outono”
Eça de Queirós em “A Cidade e as Serras”
Provavelmente, em algum final de tarde, Michelangelo imaginou o afresco que recobriria o que havia feito inicialmente, dando por encerrada as obras na Capela Sistina. A visão do Sol no poente pode ter inspirado “O Juízo Final”.
A Capela Sistina é uma obra-prima do Renascimento e seus quadros, uma biblioteca cristã. Até 1979, antes da restauração, tinha tonalidades extremamente sóbrias com predominância de tons castanhos escuros e roxos.
Após a retirada de várias camadas de proteção, as pinturas de Michelangelo e de outros mestres do Renascimento ficaram iluminadas com tons aquarelados, mas encorpados.
O trabalho foi precedido por um levantamento fotográfico que ampliou cada centímetro quadrado em quase um metro quadrado, para que houvesse precisão na manutenção dos traços originais.
             A riqueza da definição advinda realçou o trabalho dos renascentistas que teve uma característica em comum: a impressão tridimensional, conhecida em francês como trompe l’oeil, que aparece tanto na sugestão de detalhes arquitetônicos inexistentes, como na espacialidade em que pairam as personagens.
E no altar, Michelangelo, além da tridimensão, incluiu uma espécie de movimentação, que já havia experimentado no Gênesis, a partir da imagem de Jesus Cristo, reproduzido como se Adão se afastasse da cruz e da coroa de espinhos.
De fato, a imagem de Jesus supõe um momento mágico em que após a Ressurreição, as almas aguardam o Juízo Final. A cena oferece então, a expectativa, o temor e o respeito sobre a verdade após a chegada de um Deus, agora vivo.
Michelangelo trabalhou longos anos na construção do Vaticano: o projeto da cúpula central foi de sua responsabilidade.
Michelangelo inovou ao depositar a cúpula sobre uma tambor correspondente a um anel circular. Internamente, a abóbada é o eixo da cruz resultante das quatro naves que compõem o interior da Basílica de São Pedro. Na área interna do tambor, foi reproduzida em latim a frase de Jesus para São Pedro: SUPER HANC PETRAM AEDIFICABO
ECLESIAM MEAM.
Não só, Michelangelo esculpiu em mármore de Carrara a magnífica Pietá.
Existem nos jardins do Vaticano, dois ou três blocos de mármore de Carrara que teriam sido as primeiras tentativas de Michelangelo em esculpir a Pietá. Aliás, Michelangelo não esculpiu, mas retirava do bloco de pedra o que não deveria fazer parte da escultura que segundo ele lá estava escondida.
Igualmente, Michelangelo deixou uma maquete da cúpula de São Pedro, guardada na Biblioteca Vaticana.
Eça de Queiroz ficou conhecido pela capacidade de transpor adjetivos através da personificação de substantivos, no caso o termo “crepúsculo pensante”, figura de linguagem conhecida como hipálage
_______
José Alencar Galvão de França – arquiteto