Secretário da Saúde afirmou que governo paulista enviou nove ofícios à pasta do governo federal solicitando os medicamentos
O governo do Estado de São Paulo disse ter enviado nove ofícios, ao longo de 40 dias, para o Ministério da Saúde com solicitações de medicamentos do chamado ‘kit intubação’ para pacientes graves com covid-19, anunciou o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 14, no Instituto Butantan.
Segundo Gorinchteyn, o último documento foi enviado ao ministério nesta terça-feira, 13. A gestão estadual busca repor o atual estoque da medicação, atualmente suficiente para alguns dias, de acordo com o secretário.
“Em 40 dias, a Secretaria do Estado da Saúde mandou o quantitativo de nove ofícios para o Ministério de Saúde. Ontem foi o último ofício que mandamos porque precisamos do apoio do governo federal para a aquisição centralizada dos kits intubação”, disse.
De acordo com Gorinchteyn, há dois grupos de medicações que “causam disputas a todas as entidades federais e municipais”: os neuromusculares e anestésicos.
Diante desse impasse, prosseguiu o responsável pela pasta da saúde paulista, o governo estadual colabora com os municípios com as reservas que já possui. “Mas eles, assim como todos os estados, estão precisando dessa ajuda, precisamos de algo centralizado a todos os estados”, afirmou o secretário.
Na terça-feira, 13, o governador João Doria afirmou que vai recorrer ao exterior para fazer uma compra emergencial dos kits.