Search
sexta-feira 8 novembro 2024
  • :
  • :

SP alcança 60% da população na vacinação contra COVID-19

3 a cada 5 pessoas já receberam pelo menos uma dose; meta é concluir a campanha até 18 de agosto

O Estado de São Paulo já vacinou 60% da população com pelo menos uma dose na campanha de vacinação contra COVID-19. O número indica que, a cada cinco pessoas, três já receberam pelo menos uma dose do imunizante. É o que mostrou o Vacinômetro às 11h04 desta segunda-feira, 2.

Entre este grupo, 22,6% já tem esquema vacinal completo, composto por duas doses no caso dos imunizantes do Butantan/Coronavac, Fiocruz/Astrazeneca/Oxford e da Pfizer, ou por dose única da Janssen.

O balanço desta tarde aponta mais de 26,6 milhões aplicações de primeira dose, 9,3 milhões da segunda e mais de 1 milhão de dose única.

São Paulo é o Estado que mais vacina no Brasil, em números absolutos, e segue avançando com o calendário com celeridade à medida que as remessas são entregues pelo Ministério da Saúde, contando com uma logística ágil e organizada para distribuição às 645 cidades.

A evolução diária da campanha pode ser acompanhada no painel completo do Vacinômetro, no site https://vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/.

Nele, qualquer pessoa tem acesso a dados detalhados sobre doses aplicadas por município, distribuição de doses, ranking de vacinação, ranking de aplicação das doses distribuídas, evolução da aplicação de doses e estatísticas gerais do PEI.

Pré-cadastro virtual

Quem faz parte dos públicos-alvo da campanha pode realizar um pré-cadastro no site Vacina Já, que facilita o andamento da imunização tanto para o usuário quanto para os profissionais de saúde. O preenchimento do formulário não é obrigatório, mas leva de um a três minutos e economiza até 90% do tempo de atendimento nos postos de vacinação.

Também é possível fazer o cadastro por meio de um assistente virtual no Whatsapp, fruto de parceria entre as Secretarias de Comunicação e da Saúde. O chatbot oferece ainda informações confiáveis sobre o Plano Estadual de Imunização, incluindo o calendário de vacinação atualizado, dados sobre o Plano São Paulo e tira-dúvidas sobre o coronavírus.