Search
quinta-feira 9 janeiro 2025
  • :
  • :

Solidão

Às vezes nos sentimos tão solitários que nos trancamos em nós mesmos e nos esquecemos de que ao nosso lado pode ter alguém querendo conversar, pedir um conselho, desabafar, trocar uma ideia, rir, chorar, ou mesmo ouvir o que temos a dizer. Não percebemos sequer que pode ter pessoas querendo participar pelo menos um pouquinho da nossa vida e querendo que participemos da vida delas.
Infelizmente a solidão é um mal que tem atacado a humanidade. Não é fácil todo dia levantar sozinho, cuidar sozinho da rotina e dormir sozinho. A vida às vezes fica sem graça e parece que falta uma companhia para dividir as alegrias e tristezas. Mas, a pior solidão é aquela que a pessoa sente quando está acompanhada. Isso tem acontecido muito nos dias de hoje. Mesmo numa casa com várias pessoas, cada uma está mais preocupada com sua própria vida e não quer saber de “perder tempo” dividindo o que quer que seja com os outros.
Se você perceber que está só na multidão reaja enquanto é tempo. Procure dialogar mais com as pessoas que convivem com você. Abra-se para a vida e saia mais de casa. Procure fazer algum trabalho voluntário nas suas horas de folga, converse com os outros e observe que pertinho de você existem dezenas de pessoas que estão ansiosas por alguém que lhes compreenda e que esteja disposto a ouvi-las, assim como querem que você também fale dos seus problemas, medos, aflições e das suas alegrias. Esse desabafo pode fazer muito bem a ambas as partes.
Não cultive a solidão e não ache que ser solitário é uma missão pela qual você tem que passar. Espante a solidão procurando o convívio de outras pessoas que também estão à procura de alguém para conversar. Dê atenção a elas e perceba que elas te darão atenção também. Essa troca pode ser muito boa para ambas as partes. Experimente!