Search
domingo 22 dezembro 2024
  • :
  • :

Situação de professores eventuais é discutida na Câmara de Taubaté

A Câmara de Taubaté realizou audiência no dia 17 para discutir a situação dos professores eventuais em Taubaté. O evento teve iniciativa do vereador Douglas Carbonne (SD), por meio do requerimento 1023/2024.
A coordenadora de área da educação, Lane Oliveira, apresentou os dados e ressaltou que os professores eventuais tiveram aumento em suas demandas nos meses de fevereiro, março e abril, com o aumento das faltas de professores estatutários.
“É o gráfico das faltas de fevereiro, nós tivemos ali um total de 2.244 faltas-aula supridas por profissional de caráter eventual, depois no mesmo propósito, 5.267 faltas-aula supridas por professores em caráter eventual e, em abril, 5.738 faltas-aula supridas por professores em caráter eventual”, disse Lane.
Douglas Carbonne falou que os eventuais precisam de um incentivo para não perderem a vontade de ser professor, pois, há disciplinas para as quais não tem mais professor.
Além disso, ele afirmou que não é atrativo ser professor atualmente, pelo valor do salário.

“Algumas disciplinas são muito específicas, e inclusive não está sendo atrativo ser professor hoje, salário, a valorização profissional, uma série de coisas”, disse Carbonne.

A presidente do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb, Graziele França, falou da importância dos professores eventuais para suprir a ausência esporádica dos profissionais concursados.

“A gente tem a situação dos professores eventuais que cobrem uma falta esporádica, e a gente teria que ter no município contrato por tempo determinado. A gente tem em média 86 professores readaptados, e eu não posso chamar professor de concurso público, porque esse professor readaptado pode voltar a qualquer momento para sala de aula”, explicou Graziele.

Você pode rever a audiência pela TV Câmara Taubaté no canal 4.2, Claro TV canal 4, site, Facebook e Youtube @tvctaubate.