Search
segunda-feira 23 dezembro 2024
  • :
  • :

Luiz Carlos Batista – 24/02/2018

Site de convênios é ineficiente

O site do PPS Nacional publicou na quinta, 22, notícia da deputada federal Pollyana Gama, que usou a tribuna da Câmara Federal para dizer que apenas 14,5% das 39 cidades do Vale do Paraíba foram contempladas com convênios do Governo. “Tenho feito ofícios e questionamentos constantes ao ministério responsável para saber se o problema está nos municípios ou no governo federal, que abre expectativas, mas na hora de operacionalizar, infelizmente, não tem dado conta de atender a essas expectativas, que estimulam a nossa população e nossos gestores”, afirmou Pollyana.

Filosofando…
Vou contar um segredo pra você: depois de aposentado, hoje com 61 anos, voltei a estudar, cursando faculdade de Psicologia. Confesso que gerou um pouco de estresse na primeira semana, porque logo de cara uma professora já deu trabalho para fazer, em pleno Carnaval. Pois bem, eis que depois de duas semanas, em aula de Filosofia, fiquei um pouco assustado com as primeiras colocações do professor. E é esse mesmo o propósito dele: mexer com nossas cabeças, fazer a gente pensar por que viemos ao mundo, de onde viemos.

De onde viemos?
Aí o teacher continuou me assustando, ao dizer que os seres humanos somos uma ilusão construída do nosso passado. E mais: que nossa vida pode ser uma grande ilusão e que não existe felicidade completa. Bem, isso eu sei: os humanos, apesar de serem o único animal que busca a felicidade, não a tem por completo. Vivemos momentos de felicidade, uns mais, outros menos felizes. Contando isso pra minha filha, ela me alertou: “Cuidado, pai, dois amigos meus piraram [estudando filosofia]”. Pensando bem, acho melhor deixar esses questionamentos dentro da sala de aula, porque senão a gente pira mesmo.

Conselhos para ser feliz!
Já dizia os avós dos meus avós: “Se conselho fosse bom, não seria dado e sim vendido”. Mas, não resisti e fui à Internet buscar alguns conselhos e, para minha surpresa, os encontrei no site da revista “Pequenas Empresas, Grandes Negócios” – que não está nem aí para a filosofia, o negócio da empresa é negócio. Mas, uma matéria sugeriu dez maneiras simples para que a gente possa ser feliz todos os dias.

Como é de graça, vamos aos conselhos
A revista, que não é de filosofia e sim de negócio, nos dá importantes conselhos, que são mais ou menos aqueles que a gente ouviu a vida toda. são eles: 1) faça uma coisa boa para si mesmo por dia; 2) perdoe-se; 3) aceite-se como você é; 4) elimine pessoas nocivas; 5) priorize a saúde; 6) pare de pular refeições; 7) respire quando estiver estressado; 8) tenha um espaço aconchegante; 9) tome um pouco de sol; 10) presenteie-se com produtos de qualidade.

O brasileiro é feliz?
Há um ano, o Brasil era o 22º país com o povo mais feliz do planeta. Considerando que foram pesquisadas 155 nações, até que não podemos reclamar muito – se os governos ajudassem, seríamos bem mais felizes! O norueguês é o mais feliz no planeta. Que inveja! Felicidades pra você, não é tão difícil seguir os conselhos acima. O que não podemos é deixar que alguém interfira na nossa busca pela felicidade!

Sem conselho
Com todo o meu esforço para deixar uma mensagem positiva sobre felicidade e continuando minha pesquisa, encontrei uma frase do pai da psicanálise, Sigmund Freud, dizendo que “a felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz”. Entendo que a frase dele é um resumo dos dez conselhos acima. Freud explica sempre…