Search
sexta-feira 15 novembro 2024
  • :
  • :

Sindmetau se reúne com presidente do Congresso por empregos na Ford

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau), Claudio Batista, o Claudião, se reuniu nesta quarta-feira, 27, em Brasília, com o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (DEM). Eles discutiram ações que podem ser tomadas em relação ao fim da produção da Ford, em defesa dos trabalhadores e para evitar a fuga de outras montadoras.

Uma dessas ações é a retomada do Inovar Auto, programa da cadeia automotiva encerrado em 2017, que estabelecia regras como um percentual mínimo de peças produzidas no Brasil na montagem dos veículos. “O presidente do Congresso se comprometeu a colocar esse tema em pauta até semana que vem”, explicou Claudião.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, Julio Bonfim também participou da reunião. O encontro com Alcolumbre contou ainda com a presença do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), que desponta como favorito para nova presidência do Congresso.

Claudião entregou para Alocumbre e Pacheco ofícios e estudos sobre o impacto do fechamento da Ford em Taubaté e no país. Durante a reunião, Pacheco disse que seu mandato será pautado por quatro eixos: vacinação já, auxílio emergencial até que a imunização seja concluída, desenvolvimento social e desenvolvimento econômico.

A reunião com Alcolumbre e Pacheco foi articulada pelos deputados federais Vicentinho (PT), Carlos Zarattini (PT-SP), José Guimarães (PT) e senador Rogério Carvalho (PT). Acompanhou a comitiva o vereador Herivelto Vela (PT) de Pindamonhangaba.

Ações coordenadas

A reunião com o presidente do Congresso integra um conjunto de ações, que tem como objetivo sensibilizar as forças políticas de Brasília em defesa dos empregos na Ford. O Sindicato também acionou o Ministério da Economia.

A pasta ofereceu, até o momento, somente a Secretaria de Relações do Trabalho para “auxiliar nas tratativas de negociação, bem como na intermediação de eventuais conflitos”, segundo ofício do subsecretário da área, Mauro Rodrigues de Souza.

Ainda nesta quarta-feira, foi realizada pela Câmara dos Deputados uma audiência pública contra o fechamento da Ford no Brasil. A sessão foi convocada a pedido dos deputados Vicentinho (PT) e Carlos Zarattini (PT) e, além da bancada do partido, também contou com apoio do PSOL, Rede, PDT, PC do B e PSB.

No dia 11 de janeiro, a Ford anunciou que vai encerrar a produção de veículos no Brasil. A decisão unilateral da montadora põe em risco o futuro de trabalhadores das plantas de Taubaté (SP), Camaçari (BA) e Horizonte (CE), com um potencial efeito cascata em 118,8 mil postos de trabalho em todo o país conforme levantamento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).