O presidente do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região), Claudio Batista, o Claudião, representou os trabalhadores e trabalhadoras da cidade na diplomação de Lula e Geraldo Alckmin. A cerimônia, que confirma o resultado das eleições para presidente e vice do Brasil, foi realizada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em Brasília, nessa segunda-feira, 12.
Claudião afirmou que a diplomação é um marco importante no processo de reconstrução do país. “Os desafios serão imensos, mas agora temos um governo onde os trabalhadores e trabalhadoras terão direito a voz, serão ouvidos”, disse.
Os diplomas foram entregues pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, ao presidente e vice-presidente eleitos no dia 30 de outubro. Os documentos os habilitam a tomar posse nos cargos no dia 1º de janeiro para o mandato 2023-2026.
“Vossa Excelência foi eleito por 60.345.999 eleitoras e eleitores. Mas, a partir de 1º de janeiro de 2023, Vossa Excelência será o presidente de 215.461.715 brasileiras e brasileiros, todos com fé e esperança para que, num futuro breve, possamos extirpar a fome e o desemprego que assolam milhões”, disse.
Ao receber o documento que o torna apto a exercer o cargo a partir de 1º de janeiro de 2023, Lula destacou a importância da atuação do TSE e do Supremo Tribunal Federal (STF) na preservação da democracia.
“A democracia não nasce por geração espontânea. Ela precisa ser semeada, cultivada e cuidada”, afirmou. Lula defendeu a participação popular no próximo governo. “O povo quer mais do que simplesmente eleger representantes, o povo quer a participação ativa nas decisões dos governos”, afirmou.