O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) conseguiu evitar a demissão de 90 trabalhadores na Autoliv. A intervenção do Sindicato ocorreu na manhã de terça-feira (5), com a suspensão da produção por duas horas, das 7h às 9h. Depois disso, a direção da empresa recebeu os representantes dos trabalhadores.
O presidente do Sindmetau, Cláudio Batista, o Claudião, explicou que a Adutoliv planejava demitir 120 funcionários. “Na segunda (4), a Autoliv tomou uma decisão unilateral e desligou 31 trabalhadores. Mas a fábrica tinha intenção de desligar 120. Diante desse posicionamento, viemos para frente da fábrica para garantir que não houvesse mais demissões”, afirmou.
Nesta quinta-feira (7) será realizada uma assembleia virtual com os trabalhadores da Autoliv pelo site do Sindicato. O objetivo é votar um acordo de estabilidade no trabalho até agosto, além de outros itens para preservar empregos e renda diante da pandemia da Covid-19.
“Para os demitidos nós conseguimos dois salários a mais, por conta de férias e bonificação, e garantimos o plano médico deles até 30 de junho. Isso foi o possível diante do cenário, mas salvamos outros 90 trabalhadores que seriam desligados”, aponta Claudião.