A direção do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) vai negociar com a Volkswagen (VW) do Brasil a ampliação do atual acordo coletivo, vigente até 2025, para até 2028. O início das negociações foi aprovado pelos trabalhadores e trabalhadoras da fábrica de Taubaté em assembleia realizada nesta quinta-feira, 31.
O presidente do Sindmetau, Claudio Batista, o Claudião, explicou que os dirigentes sindicais vão lutar por avanços na remuneração, garantia de empregos e melhorias no atual acordo.
“O novo acordo prevê investimentos na ordem de 1 bilhão de Euros em novos produtos para os próximos cinco anos, para que as quatro fábricas da montadora no Brasil possam ter dois turnos de produção completos, garantindo os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”, disse Claudião.
A unidade da VW em Taubaté conta com cerca de 3.100 trabalhadores e trabalhadoras. A fábrica produz o Polo Track e também está prevista a montagem de um novo SUV compacto em 2025. O atual acordo também contempla estabilidade nos empregos até 2025.