Os sócios e sócias começam a definir nesta quinta-feira, 25, a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) para gestão 2021/2025. A votação será realizada pelo site da entidade, a partir das 8h, e ficará aberta até às 6h do sábado, 27.
A eleição virtual busca garantir a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras em meio a pandemia, evitando aglomerações. A votação eletrônica também amplia a possibilidade de participação no processo eleitoral. A plataforma de votação pode ser acessada por meio de qualquer computador ou celular com conexão à internet.
Outra vantagem é a agilidade na divulgação do resultado da eleição. A plataforma de votação utilizada pelo Sindicato conta com segurança criptografada e chaves de segurança para evitar ataques cibernéticos. Uma equipe de TI (Tecnologia da Informação) também vai realizar o acompanhamento em tempo real da eleição.
Como votar
Para participar do processo eleitoral, os sócios e sócias devem entrar na plataforma de votação que será disponibilizada no site do Sindicato (www.sindmetau.org.br). O acesso será feito mediante número do CPF e data de nascimento (veja mais abaixo).
O sistema já é conhecido pela maioria dos trabalhadores e trabalhadoras que participaram das assembleias virtuais do Sindicato durante a pandemia. O Sindicato elaborou um guia com perguntas e respostas para tirar eventuais dúvidas sobre a votação.
Chapa 1
A eleição da gestão 2021-2025 terá chapa única, o que demonstra a unidade da categoria construída pela atual gestão. É a primeira vez que isso ocorre desde que a entidade se filiou à CUT (Central Única dos Trabalhadores), em 1996.
A chapa 1 “Trabalho, luta e conquistas” é liderada pelo presidente do Sindmetau, Cláudio Batista, o Claudião. Formada em sua maioria pelos membros da atual direção da entidade, a chapa busca seu segundo mandato.
Mesmo com chapa única, é importante que os sócios participem do processo eleitoral. A ampla participação fortalece a democracia sindical e a direção da entidade. Além disso, pelo estatuto do Sindicato, é necessário atingir o quorum de votação de 50% mais 1 dos sócios para que a votação seja validada.
Transparência
O processo eleitoral no Sindicato foi construído com base em três pilares: democracia, transparência e participação. Além da divulgação oficial por meio de editais, todas as etapas da eleição foram apresentadas nos canais da entidade (jornal, site, informativos, redes sociais e listas de transmissão).
A divulgação por meio desses canais foi reforçada ainda com a utilização de outdoors e spots veiculados em rádios de Taubaté, garantindo ampla publicidade para o processo.