Search
quinta-feira 26 dezembro 2024
  • :
  • :

Sindmetau e Volkswagen fazem visita técnica ao Parque Tecnológico de São José

Representantes do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) e da Volkswagen participaram de uma visita técnica ao Parque Tecnológico de São José dos Campos. A atividade foi realizada nessa terça-feira, 7.

A visita técnica, articulada pelo Sindicato, teve como objetivo estreitar relações entre a montadora e o Parque Tecnológico, levantando pontos de interesse que possam gerar futuras parcerias ou projetos.
Também estiveram na reunião de trabalho integrantes da FEM (Federação dos Sindicatos dos Metalúrgicos de São Paulo), Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

O grupo foi recepcionado pelo coordenador do escritório de projetos do Parque, Luiz Fernando Carvalho, e pelo coordenador de desenvolvimento de negócios, Paulo Giarola. Eles apresentaram a estrutura do centro de inovação, áreas de atuação e pesquisa, possibilidades de financiamento e fomento, além de projetos já desenvolvidos em parceria com a iniciativa privada.

As informações sobre a fábrica da Volkswagen em Taubaté foram apresentadas na reunião pelo gerente da planta, Vilque Rojas. Ele destacou pontos como a alta capacidade de produção da unidade e a implantação da plataforma MQB, que vai permitir a montagem de novos modelos de carros. O primeiro, já anunciado pela montadora, será o Polo Track.

Durante a visita técnica, os representantes do Sindmetau e executivos da Volkswagen também conheceram laboratórios e instalações do Parque Tecnológico. O grupo passou por áreas como o Hub de Inovação e por empresas residentes no local.

Na avaliação do gerente de recursos humanos da Volkswagen Taubaté, Wilton Duarte, a visita mostrou que o Parque Tecnológico tem uma visão estratégica e de futuro alinhada com os projetos da montadora. “Foi um momento proveitoso. Pode gerar grandes frutos, não só para a Volkswagen, mas para todo o Brasil”, afirmou Duarte.

O coordenador do escritório de projetos do Parque, Luiz Fernando Carvalho, explicou que a visita técnica identificou projetos e iniciativas que podem ser realizadas em conjunto com a Volkswagen. “E com certeza vão ser muito importantes para todos nós enquanto sociedade, na geração de emprego, renda e novas oportunidades dentro do setor automotivo”, disse.

Híbrido etanol

Para o presidente do Sindmetau, Claudio Batista, o Claudião, a aproximação de empresas e centros de inovação, como o Parque Tecnológico, é estratégica para o desenvolvimento de tecnologia e conteúdo nacional, favorecendo a geração de empregos.

Ele explicou que Sindicato, Volkswagen e Parque Tecnológico devem promover um fórum para debater oportunidades do novo ciclo da indústria automotiva. Isso porque as próximas gerações de veículos terão que atender regras mais rígidas de emissão de carbono, demandando novas tecnologias para motores e combustíveis.

“O nosso objetivo é criar um fórum de debate relacionado às novas formas de combustível, entre eles o híbrido etanol. Isso é fundamental, uma vez que o mundo se organiza para matriz energética elétrica nos carros. E nós podemos, através da cana, criar a célula de hidrogênio que vai gerar eletricidade”, explicou Claudião.

Segundo o presidente do Sindmetau, a expectativa é de que esse fórum seja realizado no primeiro trimestre de 2022, reunindo empresas, universidades e centros de pesquisa e inovação. O formato e a data do evento estão em fase de planejamento.

Visita

A Volkswagen foi representada na visita técnica pelo gerente da planta Taubaté, Vilque Rojas, pelo gerente de recursos humanos, Wilton Duarte, pelo supervisor de relações trabalhistas, Bruno Camargo, e pela analista de relações trabalhistas, Francine Sene.

Já a comitiva do Sindicato foi formada pelo presidente, Claudio Batista, pelo vice-presidente, Fabiano Uchoas, e pelo integrante do Sistema Único de Representação dos trabalhadores na Volks, Marcelo Vilella. Acompanharam o grupo o presidente da FEM-SP, Erick Silva, a economista do Dieese, Renata Belzunces, e o assessor político do Sindmetau, Luiz Rodrigues.

Pelo Parque Tecnológico participaram o coordenador do escritório de projetos, Luiz Fernando Carvalho, e o coordenador de desenvolvimento de negócios, Paulo Giarola. Também esteve presente o conselheiro do Parque e professor da Unifesp, Luiz Leduíno Salles Neto, que foi um dos articuladores da visita técnica.