Search
segunda-feira 25 novembro 2024
  • :
  • :

Sindmetau e trabalhadores apresentam situação da Daruma na Câmara Municipal

Dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) e os trabalhadores e trabalhadoras da Daruma estarão na Câmara Municipal para apresentar a situação da empresa, que passa por uma crise de mercado. A audiência será na sessão legislativa desta terça-feira (4), às 16h.

A participação na primeira sessão da Câmara foi aprovada durante assembleia, realizada pelo Sindicato no dia 27 de janeiro. De acordo com o presidente do Sindmetau, Cláudio Batista, o Claudião, a questão também é responsabilidade do poder público. “Vamos mostrar aos vereadores a situação pela qual os 110 funcionários da Daruma estão passando. Eles ainda não receberam o salário de dezembro de 2019 e o 13.º salário.”

A empresa colocou os trabalhadores e trabalhadoras em licença no início de janeiro, com retorno para o dia 27 de janeiro. O Sindicato monitora, desde o ano passado, a tentativa de compra da empresa por parte de um grupo investidor. Essas negociações, no entanto, não evoluíram.

Extinção de contrato

Na semana passada, a direção da Daruma apresentou uma proposta aos trabalhadores de extinção do contrato de trabalho mediante acordo mútuo, com base no artigo o artigo 484-A da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

O Sindmetau e os trabalhadores foram totalmente contra a proposta, já que por meio desse artigo, os trabalhadores teriam direito a apenas 80% do FGTS, 20% da multa, metade do aviso prévio e não poderiam ingressar no seguro-desemprego.

Em ofício, enviado na manhã do dia 30 de janeiro à direção da fábrica, além de informar a posição contrária à proposta, o Sindmetau, por meio do Departamento Jurídico, lembrou o atraso nas obrigações trabalhistas por parte da Daruma, acrescentando como sugestão que a indústria encerre o contrato de trabalho dos funcionários mediante rescisão contratual sem justa causa para aqueles que desejarem.