O Fórum de Desenvolvimento Econômico, organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau), em parceria com a Prefeitura Municipal, articulou representantes de diferentes setores da sociedade para discutir estratégias e soluções para o município.
A primeira edição do evento aconteceu na última quarta-feira, dia 26,e possibilitou o debate na área de “Energia e Desenvolvimento”, reunindo, além de dirigentes sindicais, representantes do poder público, entidades de classe, empresas e especialistas.
Para o presidente do Sindmetau, Cláudio Batista, o Claudião, o Fórum já está na história do Sindicato e de Taubaté. “Conseguimos reunir as três forças que impulsionam o desenvolvimento de um município: o sindicato, poder público e empresas. E isso é também cumprir o papel da nossa entidade, ser o interlocutor ativo dentro dos espaços públicos na sociedade.”
Para Claudião, o objetivo do evento foi alcançado. “Nossa proposta era criar um espaço para que esses atores realizassem um debate maduro e construtivo para colocar Taubaté no rumo do desenvolvimento, gerando emprego e renda para os trabalhadores”, afirmou.
O presidente do Sindmetau revelou que a intenção é realizar um fórum por semestre. “Estou muito confiante de que teremos condições de organizar outros eventos”, disse Claudião, ressaltando a importância da participação das empresas e da sociedade na construção dos próximos fóruns.
Parceria
O prefeito de Taubaté, José Bernardo Ortiz Júnior, declarou que o Fórum possibilita a aproximação e o entendimento entre diferentes segmentos, um movimento necessário neste período. “A gente vive hoje um período de recuperação econômica, ou de estabilidade e futura recuperação econômica, e a gente está entendendo aqui o que cada um pode fazer para melhorar o Brasil.”
Sobre a parceria com o sindicato, Ortiz Júnior disse que a Prefeitura e a entidade caminham juntas, mesmo não convergindo em tudo. “A gente converge naquilo que é importante, como a manutenção do emprego, da indústria, apoio ao setor produtivo industrial da cidade.”
EDP
A palestra da EDP sobre a “Expansão da Distribuição de Energia em Taubaté” foi uma das mais aguardadas pelas empresas participantes do Fórum.
“Nós não podemos ter uma variação de tensão na cidade e isso afetar o parque industrial. Uma parada de equipamentos de segundos eu levo duas horas para rearmar tudo, correndo o risco de queimar equipamentos”, explicou o diretor da Gestamp, Ailton Torres.
O gestor operacional de planejamento de expansão da EDP, Alexandre Gonçalves, e o engenheiro eletricista da EDP, Matheus Nogueira, explicaram que a inauguração de uma nova subestação irá melhorar o fornecimento de energia na região do Piracangaguá.
“A subestação será energizada ainda neste ano. Outro desafio que nós temos é lançar a rede, interligando (as subestações) Barreiro e Mantiqueira”, afirmou Gonçalves.
O gestor da EDP explicou ainda que a implantação de uma rede diferenciada para indústrias depende do investimento das empresas, individualmente ou por meio de consórcios. O Sindicato continuará intermediando novos contatos, informações e reuniões entre as empresas do Piracangaguá e a concessionária.
Unitau e Dieese
O mestre em Ciências Ambientais pela Unitau, Ederaldo Godoy Junior, ministrou a palestra “Ecoeficiência, Eficiência Energética e Fontes Alternativas de Energia”. O especialista apresentou cases de empresas que melhoraram a eficiência energética por meio do aproveitamento do calor e da água.
A economista e pesquisadora Renata Belzunces, do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), que falou sobre a “Conjuntura Econômica Regional”, afirmou que a realização do Fórum é fundamental para romper a barreira da escala espacial.
“Hoje o desenvolvimento é pensado em nível nacional, estadual, e regional. Mas todas as consequências boas ou ruins, daquilo que se aplica e que se entende por política, são sentidas no município. Assim, esse fórum é importantíssimo, pois conseguiu reunir o poder público, sindicato e empresas atores essenciais para pensar a questão do desenvolvimento.”
A primeira edição do Fórum de Desenvolvimento Econômico de Taubaté foi organizado pelo Sindmetau e Prefeitura Municipal, com apoio do Dieese, Unitau e EDP.