Search
domingo 17 novembro 2024
  • :
  • :

Sindmetau e Governo Federal promovem Nova Indústria Brasil no Vale do Paraíba

Meta é aproximar empresas da região dos recursos do programa: representantes de ministérios, do BNDES e da Finep estarão em Taubaté na sexta-feira, 19

O Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região) e o Governo Federal estão atuando para aproximar as empresas do Vale do Paraíba do programa Nova Indústria Brasil. Com essa meta, representantes de ministérios e de instituições como o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) estarão em Taubaté nesta sexta-feira, 19.

O Nova Indústria Brasil é uma iniciativa do Governo Federal para fortalecer o setor, incentivando a geração de novos investimentos e empregos. O programa será apresentado em um evento voltado para empresas, entidades, sindicatos e representantes do poder público. O seminário será realizado na Igreja da Cidade de Taubaté, a partir das 14h.

“Estamos com uma janela de oportunidades para reativar o setor e gerar novos empregos na indústria. O seminário tem como meta principal mostrar para as empresas do Vale do Paraíba como aproveitar essa oportunidade”, explica o presidente do Sindmetau, Claudio Batista, o Claudião, que fará a abertura do evento.

A programação será dividida em três painéis. No primeiro, o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Uallace Moreira Lima, mostrará os principais eixos de atuação do Nova Indústria Brasil. O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, também é aguardado no evento, mas a participação do vice-presidente da República depende de outras agendas do Ministério.

No segundo painel, especialistas vão traçar um diagnóstico sobre o nível de emprego e da atividade do setor industrial. A mesa terá o gerente de análise econômica da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Marcelo Souza Azevedo, o diretor de relações sindicais do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), Victor Pagani, e o pesquisador da Unitau (Universidade de Taubaté), Edson Trajano.

O terceiro painel vai apresentar oportunidades de recursos e financiamentos para indústrias da região. A mesa conta com participação do economista do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social), Cláudio Figueiredo Coelho Leal, do presidente da Finep, Celso Pansera, e do secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Francisco Macena da Silva.

O seminário também integra as atividades de comemoração dos 65 anos do Sindmetau, entidade que representa cerca de 12 mil metalúrgicas e metalúrgicos na região de Taubaté.

Nova Indústria Brasil

O programa Nova Indústria Brasil (NIB) já liberou R$ 78 bilhões em recursos por meio de linhas de crédito do BNDES e da Finep. Na região, o programa já foi utilizado por empresas com unidades em Taubaté, São José dos Campos, Jacareí, Pindamonhangaba e Cruzeiro, entre outras.

O nível de emprego no setor industrial da região passa por um momento de retomada. Taubaté, por exemplo, teve saldo negativo na indústria em 2020 (-1482 vagas) e 2021 (-816 vagas), com o fechamento de fábricas como Daruma, Ford e LG. Mas o saldo de emprego voltou a ficar positivo em 2022 (+254 vagas), em 2023 (+930 vagas) e está novamente em alta em 2024 (+578 vagas).

Seminário Nova Indústria Brasil e o Futuro do Trabalho no Vale do Paraíba
Data: dia 19 de julho (sexta-feira)
Horário: 14h
Local: Igreja da Cidade de Taubaté
(Rua Guglielmo Marconi, 100)
Inscrições para empresas, entidades, sindicatos e poder público pelo (12) 2123-4314