O Sindicato dos Comerciários de Taubaté (Sincomerciários), com apoio da Federação dos Comerciários (Fecomerciários), está desenvolvendo em Taubaté e região a operação “Usar máscara salva vidas”.
Agentes sindicais do Sincomerciários estão visitando estabelecimentos comerciais e distribuindo aos seus empregados máscaras e o “Guia de Convívio Responsável no Comércio”, com regras de combate ao novo coronavírus.
“Trata-se de um precioso guia, elaborado pela Fecomerciários, com informações importantes para o trabalho dos comerciários e comerciárias nesses tempos de pandemia”, explica Carlos Dionísio de Morais, presidente do Sincomerciários.
A ação da entidade está sendo desenvolvida em Taubaté e nas demais cidades de sua base territorial, através das subsedes de Pindamonhangaba, Ubatuba e Campos do Jordão.
“Usar máscara salva vidas. Esse simples cuidado protege você, sua família e a clientela. E é graças a profissionais conscientes, que respeitam as normas sanitárias, que vamos vencer o coronavírus e o comércio voltará mais forte do que nunca”, completa Carlos Dionísio.
SINTOMAS DA COVID-19
A Fecomerciários, através do presidente Luiz Carlos Motta, destaca ainda as orientações que o Sincomerciários vem passando para os comerciários em relação à Covid-19, com os principais sintomas da doença. “A preocupação com a saúde da categoria se multiplica por conta da retomada das atividades do comércio.
A comunicação com os trabalhadores se dá por meio dessas visitas nos locais de trabalho, fixação de cartazes e veiculação nas redes sociais da entidade”, diz Motta.
As mensagens consideram o percentual de pacientes contagiados pelo novo Coronavírus e que apresentaram os seguintes sintomas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS):
1) Febre: 88%
2) Tosse seca: 68%
3) Fadiga: 38%
4) Tosse com catarro espesso: 33%
5) Falta de ar: 19%
6) Dor articular: 15%
7) Dor de cabeça: 14%
8) Arrepios: 11%
9) Náusea e vômito: 5%
10) Nariz entupido: 5%
11) Diarreia: 4%
12) Tosse com sangue: 1%
13) Olhos inchados: 1%.
Atenção comerciários e comerciárias: se você ou alguém de sua família apresentar esses sintomas, principalmente por tempo prolongado, procure imediatamente ajuda médica.