Search
sábado 16 novembro 2024
  • :
  • :

Setor industrial de Taubaté registra saldo positivo de 900 vagas neste ano

Resultado dos nove primeiros meses de 2023 é três vezes maior que o registrado em 2022

O setor industrial de Taubaté já soma um saldo positivo de 907 vagas neste ano. O resultado dos nove primeiros meses de 2023 é três vezes maior do que o registrado no ano passado todo. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e foram divulgados pelo Ministério do Trabalho no dia 30 de outubro.

Segundo o levantamento, até setembro foram 4.219 contratações contra 3.312 desligamentos, o que resultou no saldo de 907 vagas. No ano passado todo foram 4.166 admissões e 3.912 demissões, com saldo de 254 vagas.

O desempenho em 2023 tem impulsionado a recuperação no mercado de trabalho na indústria em Taubaté. No total, a cidade conta hoje com 18.452 empregos com carteira assinada no setor. Esse número já supera o que o município registrava antes da saída da Ford e da LG, quando eram 18.232 trabalhadores e trabalhadoras na indústria.

O nível de emprego chegou a cair para 17.290 funcionários em 2021, após o encerramento da produção nas duas fábricas. Naquele ano, a cidade teve um saldo negativo de 816 vagas no setor industrial, com 3.858 contratações e 4.674 desligamentos.

O presidente do Sindmetau (Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região), Claudio Batista, o Claudião, afirmou que o bom momento do setor industrial no município é reflexo de fatores importantes, com destaque para a atuação do sindicato.

“Os acordos viabilizados pelo sindicato resultaram na criação de postos de trabalho. As contratações na Alstom, Onesubsea, VW, Gestamp e GE repercutiram em fábricas da cadeia produtiva. Além disso, tivemos várias medidas do Governo Federal que contribuíram para esse cenário.”

Novos produtos, contratos e fábricas
A retomada dos empregos na indústria em Taubaté passa por novos produtos, contratos e a chegada de novas fábricas. Outro aspecto positivo é a diversificação dos investimentos, com destaque para os segmentos automotivo, ferroviário, óleo e gás, aço e aeronáutico.

A Volkswagen iniciou um novo ciclo de investimentos com o Polo Track e também deve produzir um novo SUV compacto a partir de 2025. Já a Alstom retomou as atividades em Taubaté, com produção de trens para metrô. Outra fábrica em expansão é a OneSubsea, que conquistou novos contratos para equipamentos submarinos.

As perspectivas de médio prazo também são positivas. A CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) está em processo de instalação na antiga fábrica da Ford. Já a Embraer anunciou recentemente que irá produzir o carro voador da empresa em Taubaté.

Desemprego cai a 7,7% com recorde de trabalhadores ocupados no Brasil
O mercado de trabalho no país passa por um momento de recorde histórico de trabalhadores ocupados, resultando no patamar mais baixo de desemprego em quase uma década. É o que mostram dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados na terça-feira (31).

O país encerrou o trimestre com taxa de desemprego em 7,7%. Esse é o patamar mais baixo para o período desde 2015. Na comparação com o trimestre terminado em junho, a ocupação no mercado de trabalho avançou 0,9%. Isso corresponde a 929 mil pessoas a mais trabalhando no país, sendo que mais da metade (587 mil) foi contratada com carteira assinada.