Search
sábado 30 novembro 2024
  • :
  • :

Setor imobiliário fortalece Guaratinguetá em ranking nacional de negócios

Guaratinguetá ampliou sua participação no ranking das cidades mais atrativas para negócios no país. Na edição 2021 do estudo, realizado pela consultoria Urban Systems, Guará aparece entre os 100 melhores municípios em três áreas: mercado imobiliário, agropecuária e serviços.

A pesquisa aponta um avanço em relação a 2020, quando apenas o setor de serviços de Guaratinguetá aparecia no ranking. O estudo avalia anualmente cidades com mais de 100 mil habitantes nos setores de comércio, serviços, indústria, educação, mercado imobiliário e agropecuária.

Estabelecida entre as 100 cidades mais atrativas do país para negócios, Guará agora ocupa o 83º lugar no mercado imobiliário, o 76º no setor de serviços e o 61º na agropecuária. Segundo a Urban Systems, a pesquisa é elaborada com dados da oferta, do crescimento econômico, da concorrência e da demanda, além de indicadores de infraestrutura.

O resultado é um “raio-x” dos municípios com maior potencial de atração e geração de negócios. “Esperamos colaborar com os investimentos, com o desenvolvimento de empresas e com os negócios nas nossas cidades”, explicou o diretor da Urban Systems, Willian Rigon, durante apresentação do ranking nas redes sociais da empresa.

Mercado imobiliário

O mercado imobiliário está entre as novidades que fortaleceram Guaratinguetá no ranking. Segundo dados da Prefeitura, Guará conta atualmente com mais de cinco mil imóveis em construção.

Empresas do setor confirmam o aquecimento do mercado mesmo na pandemia. Um exemplo é a Ramos Construtora e Incorporadora. Dos últimos três lançamentos do grupo, dois estão com quase 100% dos apartamentos comercializados. O terceiro, o residencial Quinta da Vila, colocado neste ano no mercado, está com 70% das 52 unidades vendidas.

“O mercado em Guará está em um ritmo acelerado de vendas. Entregamos em julho as chaves de um empreendimento. Outro será entregue no primeiro bimestre do ano que vem, 100% vendido. E no Quinta da Vila, que também é um sucesso de vendas, devemos iniciar as obras no começo de 2022. Além disso, já estamos com estudos para lançar novos produtos”, explica Rívia Carneiro, diretora da Ramos.

O prefeito Marcus Soliva apontou que a cidade está na rota dos novos investimentos. “Isso demonstra o crescimento e a confiança dos empreendedores em Guaratinguetá. A gente vem acompanhando, ao longo dos anos, o boom imobiliário em outras cidades. Agora chegou a vez de Guaratinguetá.”, afirmou o prefeito no lançamento do Quinta da Vila.