Search
sábado 30 novembro 2024
  • :
  • :

Sesc Taubaté recebe projeto Viva o Choro no feriado de Corpus Christi

O projeto Viva o Choro de Taubaté, desenvolvido pelo Clube do Choro Waldir Azevedo, encerra amanhã, quinta-feira, dia 20, feriado de Corpus Christi, a série de shows de lançamento do CD que resgata obras da velha guarda do chorinho na região. A apresentação acontece no Sesc Taubaté, às 16h, com entrada gratuita.

O espetáculo reverencia a arte de antigos chorões de Taubaté e do Vale do Paraíba. Composições inéditas, muitas delas criadas nas décadas de 60 e 70, ganharam registro inédito em disco a partir de pesquisa realizada pelos integrantes do Clube do Choro.

O projeto foi contemplado pelo Proac (Programa de Ação Cultural) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o que viabilizou a gravação do CD e a circulação de shows gratuitos em cinco cidades da região. Em cada uma delas, um grupo local participa das apresentações como convidado especial, maneira encontrada pelo projeto de dar visibilidade a outros conjuntos de choro da região.

O disco foi lançado em março deste ano. Tanto a gravação do CD quanto os shows são marcados pelo encontro festivo dos músicos, que procuram transmitir a sensação de uma roda de choro informal, como se estivessem tocando na sala ou no quintal de uma casa.

Convidado para o show no Sesc – No show do Sesc Taubaté, o Clube do Choro Waldir Azevedo convida o grupo Chorando na Feira para dividir o palco. O objetivo é fortalecer o cenário da música instrumental popular tocando choros de autores da cidade, como os maestros Fêgo Camargo e Carioca. Além de raridades, como obras de Antônio Cardoso de Menezes, um dos pianistas mais populares do século XIX e natural de Taubaté.

“O espetáculo será uma homenagem aos compositores de Taubaté em formato de roda de choro, reunindo 12 músicos parceiros para mostrar a vitalidade do gênero na cidade e para celebrar o encerramento dos shows de circulação do projeto, após dez meses de ações e pesquisas que deram contribuição inédita para a música brasileira”, disse Rogério Guarapiran, um dos responsáveis pela pesquisa para o projeto.

Sobre o grupo Chorando na Feira

Em 2011, os irmãos Ivan Machado e Mauro Manfredini começaram a estudar flauta e clarinete em frente a sua loja de instrumentos, próximo à Feira da Barganha, em Taubaté. Outros músicos foram se juntando a eles para estudar e tocar choros. A partir de então, as reuniões tornaram-se periódicas, resultando no nascimento do grupo Chorando na Feira que ainda realiza, voluntariamente, todas às sextas-feiras, roda de choro onde a população é convidada a apreciar e participar, na Rua Cel. João Afonso, no Mercadão de Taubaté.

Sobre o Projeto Viva o Choro de Taubaté e o Clube do Choro Waldir Azevedo

O Clube do Choro Waldir Azevedo surgiu em 2005 para proporcionar troca de experiências entre jovens músicos acadêmicos e experientes músicos práticos na linguagem do choro. Em seus 14 anos de atividade e pesquisas, descobriu composições de chorões da velha guarda e empreendeu um projeto de gravação e divulgação decompositores de Taubaté.

Os músicos que se apresentarão no dia 20 de junho são Cláudio Rogério Ferreira (violão 7), Ivan Machado (flauta), Mauro Manfredini (clarinete), Luiz Paulo Muricy (cavaco), Francisco Barbosa (pandeiro), Rogério Guarapiran (bandolim), Everton Campos (flauta), Marquinhos Sun (cavaco), Cleber Assumpção (violão 7 e guitarra), João Oliveira (violão e guitarra) e Humberto dos Santos (violão).