Search
quarta-feira 23 abril 2025
  • :
  • :

Sesc Taubaté inaugura novas instalações com ampla programação

Neste final de semana, dias 26 e 27 de abril, serão cerca de 50 atividades para todos os públicos e distribuídas pela unidade, que apresentam a potencialidade da ocupação cultural e esportiva e a convergência de todos os programas do Sesc. Na música, destaque para os shows de Seu Jorge e Paula Lima; em teatro, o espetáculo com Othon Bastos; a montagem de dança com a Clarin Cia de Dança e muito mais. No esporte, a presença do campeão paralímpico de natação Clodoaldo Silva e da ex-tenista Teliana Pereira.

Para a abertura do novo edifício do Sesc Taubaté, que conta com Teatro, Comedoria e Clínica Odontológica e amplia a oferta de programas e serviços do Sesc, a programação vai reunir nomes que marcam a história das artes e do esporte brasileiro. Ao todo, serão mais de 50 atividades para todos os públicos ocupando todos os espaços da unidade, nos dias 26 e 27 de abril, sábado e domingo. A entrada é livre e gratuita.

A programação reflete a diversidade e a identidade cultural da região e do país, e visa promover inclusão e convivência por meio de ações culturais e educativas. São shows musicais, espetáculos de teatro, dança e circo, instalações e vivências em tecnologias e artes, sustentabilidade e outras áreas. Oficinas sobre alimentação, cidadania e meio ambiente, bate-papo com atletas e uma feira de produtores regionais completam a lista. No Espaço de Brincar, que é mais uma novidade, acontece atividades para bebês e crianças de até seis anos de idade acompanhados de seus adultos de referência.

As ações são um convite para o público explorar todos os espaços da unidade, com destaque para as novas instalações, como o Teatro, que possui 255 lugares internos e palco reversível para a realização de espetáculos ao ar livre, e logo em sua estreia receberá nomes como Othon Bastos, Paula Lima e Seu Jorge, e a nova Clínica Odontológica, agora com três consultórios completos, inteiramente ampliados e transferidos para o novo edifício, que nesse fim de semana de celebração será apresentada ao público por meio de oficinas e intervenções.

A nova Comedoria agora maior, com mesas e cadeiras distribuídas entre área interna e externa e vista para a piscina, estará aberta e o público poderá experimentar o ampliado cardápio de refeições saudáveis a preços acessíveis. E quem visitar o Sesc Taubaté poderá levar sua garrafinha de água: as unidades do Sesc em todo o estado oferecem, gratuitamente, água de qualidade para o consumo, à vontade nos bebedouros e purificadores espalhados por toda a unidade.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO INAUGURAL

Nos dois dias, o público terá livre circulação para assistir e vivenciar experiências nas mais diversas linguagens artísticas e esportivas. Apenas em duas atividades será necessário a retirada de ingresso antecipado, no dia.

Sábado(26/04)

Circo

Cinco palhaços excêntricos e musicais dão as boas-vindas ao público tocando escaleta, flautas doce e transversal, e até um serrote. O espetáculo Palhaços Quase Músicos, da trupe Circo Navegador, mistura tradição e contemporaneidade, unindo a palhaçaria típica dos circos brasileiros com a invenção e a sonoridade de instrumentos conhecidos e outros inusitados, despertando a curiosidade dos espectadores, sempre com muito humor. A partir das 10h, na entrada da unidade. Classificação: Livre.

 

Música

No ano em que celebramos o centenário de nascimento de Inezita Barroso (1925-2015), artista que teve papel fundamental na cultura brasileira, o violeiro e contador de causos Paulo Freire se une à violeira e cantora Adriana Farias e à Orquestra Paulistana de Viola Caipira para uma grande e sincera homenagem à rainha dos violeiros, relembrando suas músicas inesquecíveis. O show A voz da nossa terra com Paulo Freire será o primeiro no Teatro do Sesc Taubaté, às 12h. Classificação: Livre.

Esporte e Atividade Física

O atleta paralímpico Clodoaldo Silva participa da Vivência de Natação com atleta. Conhecido como Tubarão das Piscinas, ele nasceu com paralisia cerebral, o que afetou seus membros inferiores. Em sua carreira, acumulou 14 medalhas paralímpicas (6 ouros, 6 pratas e 2 bronzes), em um total de mais de 700 medalhas. Ele foi o responsável por acender a Pira Paralímpica nos Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016. A atividade que inclui bate-papo ocorre às 12h, na piscina da unidade. Para participar, é necessário estar em dia com o credenciamento e o exame dermatológico.

Mais tarde, às 15h, tem bate-papo e Apresentação Esportiva de Tênis com a atleta Teliana Pereira. A ex-tenista, que se profissionalizou em 2005, ganhou dois títulos de simples no circuito WTA, o principal circuito de tênis profissional feminino no mundo, e chegou a 43ª lugar no ranking em 2015. Ela também foi medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio. Atualmente, Teliana é comentarista de tênis dos canais ESPN no Brasil. A atividade ocorre na Quadra 1 da unidade.

Oficina

Para quem é adepto da arte de cozinhar, a pesquisadora e escritora Neide Rigo ministra a oficina Cozinhar é PANC: Delícias Surpreendentes. Uma oportunidade de aprender uma receita de pão com Panc, como são conhecidas as plantas comestíveis não convencionais, que será colhida na floresta comestível da unidade. Neide vai conduzir o público por essa aventura de novos sabores que enriquecem a alimentação de forma saudável e sustentável. A oficina acontece no Viveiro do Sesc Taubaté, às 12h30, 13h e 13h30.

Na Sala 1, acontece a oficina Grafiqueta – Kinolivro. Carimbos-caixa para livros-dobra é uma oficina de experimentações gráficas para a criação de livros. Os participantes são convidados a usar grandes carimbos para realizar o projeto, uma vivência que é também física. É realizada pelo Ateliê Libélula, que desde 2014 desenvolve oficinas para adultos e crianças, além de projetar livros e objetos, a partir de pesquisas no ateliê e em residências artísticas. No sábado (26), às 12h, e no domingo (27), às 10h.

Na odontologia, tem a oficina Bordando Sorrisos com o Coletivo Meiofio. Cada participante tem seu sorriso fotografado e a foto é então impressa e transferida para o tecido, usando a técnica de transferência térmica. Entre linhas, bordados, memórias e também a autorreflexão, os sorrisos ganham destaque, como elemento central da história de cada pessoa. No sábado (26), às 13h e 16h, e no domingo (27), às 10h30 e 15h.

Vivência

A atividade de educação ambiental Ateliê Brincar com a Natureza, realizada pela Florar, vai transformar o gramado do Espaço de Brincar em um ateliê ao ar livre de sensações, no qual crianças e adultos de sua referência serão convidados a vivenciar brincadeiras que exploram alguns elementos da natureza, como, por exemplo, o uso de tintas naturais, que serão fabricadas em uma oficina no local, além de bombas de sementes e outras inspirações. No sábado (26), às 12h, e domingo (27), às 10h.

No mesmo horário, uma Feira com Produtores Regionais estará montada no Viveiro da unidade. No evento, será possível conhecer um conjunto de iniciativas socioambientais, culturais e artísticas dos Vales do Paraíba e da Mantiqueira e região, que atuam com produtos agroecológicos, orgânicos e artesanais, desde a forma de produção desses artesãos e agricultores, as diferenças nas relações humanas, nas práticas sustentáveis e no reconhecimento das temporalidades, dos saberes e da criatividade. No sábado (26), a partir das 12h, e domingo (27), a partir das 10h.

Intervenção

Nesta instalação educativa Caminhos Urgentes, montada no Gramado do palco, as pessoas são convidadas a estarem mais atentas, presentes e envolvidas no momento de emergência climática pela qual passamos. Pioneiro na exploração de linguagens como live-images (VJ) e vídeo mapping no Brasil, Bijari é um centro de criação que reúne artistas, videomakers, arquitetos, cenógrafos, designers e estrategistas, em projetos de arte, design e tecnologia. No sábado (26), às 12h, e domingo (27), às 10h30.

Dança

A Clarin Cia. de Dança apresenta Fênix – Onde Nascem os Sonhos. O espetáculo busca romper com a ideia de que histórias periféricas estão sempre ligadas à dor, tragédia ou violência, destacando sobretudo a potência da arte e da vida. Por meio de ritmos como o funk e o passinho, a premissa é justamente falar sobre a alegria de viver, representando o anseio pela felicidade como o motor da esperança nas periferias do país. No sábado (26), às 14h, no Teatro. Classificação: Livre.

Cortejo

No gramado do palco, às 15h30, começa o Toré do Povo Pankararu, com o Povo Pankararu do Real Parque, que habita a cidade de São Paulo desde 1940. À época, muitas famílias vieram da Terra Indígena Pankararu e da Terra Indígena Entre Serras, em Pernambuco, para viver e trabalhar na capital paulista. Manifestação de grande importância para várias etnias do Nordeste, o Toré é um ritual de dança e canto, que desempenha papel vital na transmissão de valores culturais e espirituais.

Mais tarde, às 17h, tem outro cortejo pela unidade. Os ternos de congo são uma manifestação cultural, social e religiosa de origem africana, bastante presente em Minas Gerais. O Moçambique Estrela Guia, de Uberlândia, é um desses grupos. A sua sonoridade é influenciada pelos ritmos que vêm de Moçambique e Gana, com instrumentos como o patangome e o gunga, os integrantes usam belos figurinos e manipulam objetos simbólicos para saudar santos e coroar reis.

Música

Idealizado e dirigido pela cantora Paula Lima, o show Eu, Paula Lima, o Baile coloca todo mundo para dançar com ritmos como soul music e samba rock, entre outros. Com sua voz singular e presença marcante, a diva tem cinco álbuns lançados e participações em bandas como o Funk Como Le Gusta e com a dupla Thaíde e DJ Hum. O nome do espetáculo é inspirado em uma de suas faixas mais famosas: “Quero Ver Você no Baile”. O show é no sábado (26), às 16h, no Teatro. Classificação: Livre.

Teatro

Mais tarde, às 19h, também no Teatro, tem o monólogo premiado Não me Entrego, Não!. O ator Othon Bastos, de 91 anos e mais de 70 de carreira, passa por histórias divertidas e dramáticas, criando um mural sobre amor, trabalho, teatro, cinema e política. Com citações e referências a grandes autores da dramaturgia, o espetáculo se estabelece como uma reflexão sobre a vida e a resiliência, uma ode ao enfrentamento dos obstáculos que se apresentam na existência humana. Com retirada presencial de ingressos a partir das 14h do dia 26, e limitado a dois ingressos por pessoa. Classificação: 12 anos.

Domingo (27/04)

Cortejo

Referência do samba de roda do Recôncavo Baiano, Nega Duda conduz um Cortejo pelo Sesc Taubaté, com flores e cheiros, para atrair boas energias. Celebração vibrante da cultura negra, na qual a alegria e a energia do samba de roda se misturam à tradição de um cortejo, a apresentação será uma festa cheia de axé, repleta de música, dança e emoção, uma celebração de resistência, identidade e da vida. No domingo (27), às 10h.

Mais tarde, às 16h, tem apresentação de outro tradicional representante do congado, expressão cultural e religiosa que envolve o canto, dança, teatro e espiritualidade de matriz africana. Aqui, o grupo Terno Marinheiro, que vem de Passos, Minas Gerais, faz uma celebração de devoção e fé na qual a música tem a presença marcante da percussão e de sanfonas, com cantos e danças, além dos figurinos caprichados de seus integrantes.

Oficina

A oficina culinária Cozinha Mantiqueira explora os sabores únicos e as tradições da Serra da Mantiqueira, com receitas que destacam os ingredientes locais, e será ministrada pelo chef Vitor Pompeu. Um dos idealizadores do Festival de Gastronomia & Cultura da Roça, em Gonçalves, ele é chef do Sauá, e tem experiência em casas paulistanas como Dalva e Dito e D.O.M., além dos restaurantes do Vale do Paraíba, Sant’Onofre e Avelina. A atividade acontece no domingo (27), às 10h30, 11h e 11h30, no Viveiro do Sesc Taubaté.

Circo

O crescimento das cidades e as obras são a inspiração do espetáculo Construtores, que recria essas atividades tão cotidianas usando a linguagem circense, como malabares, acrobacias, tecido em gota e muita palhaçaria. Formado em 2020, o Coletivo Vertigem também trabalha com o “trampwall”, trampolim instalado junto a uma parede, em que os artistas interagem com as duas superfícies simultaneamente. A apresentação é no domingo (27), às 11h, no Teatro. Classificação: Livre.

Música

E para encerrar o fim de semana de programação de inauguração do novo edifício do Sesc Taubaté, tem show de Seu Jorge e banda, no palco externo da unidade. Um dos artistas mais versáteis e criativos do país, o cantor apresenta sucessos e músicas de seu álbum recém-lançado, “Baile à la Baiana”, que propõe uma celebração musical da riqueza cultural do Brasil. Funk, black music e soul se mesclam a ritmos vibrantes da Bahia, como o semba, que tem origem angolana, e a chula, gênero popular do Recôncavo Baiano, resultando em uma sonoridade única, do regional com o afropop. A apresentação acontece às 19h, com retirada presencial de ingressos a partir das 10h do domingo (27), e limitado a dois ingressos por pessoa. Classificação: Livre.

A programação completa com os horários, está disponível no Portal do Sesc São Paulo: sescsp.org.br/taubate

Serviço

Inauguração do Teatro Sesc Taubaté

Endereço: Av. Engenheiro Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha, Taubaté

Datas: 26 e 27 de abril de 2025, sábado e domingo, a partir das 10h

Linha de ônibus para o Sesc Taubaté

07 – Vila Aparecida via Pq. Sabará/ Rodoviária, com destino ao Sesc Taubaté, partindo da Rodoviária Velha de Taubaté.

Site: sescsp.org.br/taubate

Instagram: @sesctaubate