Que noticia maravilhosa e reconfortante, saiu na última sexta feira dia 23 de setembro o relatório World Giving Index 2022, produzido há mais de uma década pelo CAF – Charities Aid Foundation de Londres e nele são avaliados e pesquisados com instituições parceiras em cada país, no Brasil a instituição parceira é o IDIS e o estudo fornece uma visão combinada sobre o escopo e a natureza da doação em todo o mundo e analisa três aspectos do comportamento de doação e pergunta: Você fez alguma das seguintes ações no mês passado?
• Ajudou um estranho ou alguém que você não conhecia que precisava de ajuda?
• Doou dinheiro para uma instituição de caridade?
• Ofereceu seu tempo para uma organização?
As principais conclusões da pesquisa:
• O país mais generoso do mundo é a Indonésia pelo quinto ano consecutivo
• Os 10 países mais generosos mudaram substancialmente em 2021
• Mais de três bilhões de pessoas ajudaram alguém que não conheciam em 2021
• Mais pessoas do que nunca doaram dinheiro em 2021
Algumas destas conclusões tem o impacto direto da pandemia. E para o Brasil como foram os resultados. Lembro que foram pesquisados 119 países para este relatório e o Brasil ficou na posição de número 18 no ranking geral, tendo um grande salto em relação a pesquisa anterior em que ficamos na posição de número 54. No quesito Voluntariado, ficamos na posição de número 48 com aproximadamente 25% da população declarando que fez alguma atividade voluntária.
Não sou e não quero ser o chato, mas baseado em números, acredito que este número de voluntários, tem uma relação direta com as ações de apoio feitas durante a pandemia, que foram importantes e fundamentais para o Bem-estar das pessoas. O que quero dizer é que este número pode ser um pouco menor, visto que o que buscamos com mais intensidade é o voluntário contínuo, sem desmerecer qualquer movimento que coloque as pessoas para se mexerem de alguma forma em prol do próximo.
De toda forma um crescimento animador que nos coloca em um cenário muito promissor de fazer esta ferramenta fantástica chegar a mais pessoas e mais rapidamente.
________________
Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, CEO da empresa de consultoria R. R. Desenvolvimento e Transformação Humana LTDA, porta voz pela ONU, Global Friends of Volunteering (IAVE), Associado da VRS Consult da Guatemala e professor de Voluntariado da PADLA – México. @roberto.ravagnani