Search
quarta-feira 22 janeiro 2025
  • :
  • :

Semana Santa

Quaresma, tempo de preparação para a festa da Páscoa, dura 40 dias e lembra o tempo que Jesus no deserto, rezando e meditando. Depois de um período de jejum e penitência, celebra-se a Páscoa.
A Quaresma começa na Quarta-feira anterior ao Primeiro Domingo da Quaresma. Este dia é marcado por uma celebração em que o padre traça uma cruz com cinza na testa de cada fiel. Trata-se de uma simbologia para lembrarmos de nossa conversão, de que somos pó e ao pó voltaremos.

No Domingo anterior à Páscoa, a Igreja celebra o Domingo de Ramos. Os fiéis se reúnem antes da missa e levam um ramo verde. Depois da bênção, entram na igreja em procissão para ouvir o Evangelho da Paixão, lembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

Quinta-feira Santa, na missa da tarde, celebra-se a Última Ceia que Jesus compartilhou com seus apóstolos. Ele tomou o pão e o vinho e deu graças, instituindo, assim, o sacramento da Eucaristia. Também há o ritual do lava-pés, que celebra a passagem em que Cristo lavou os pés do discípulos antes da última ceia.
Sexta-feira Santa: Jesus morre na cruz , traído por Judas e abandonado por todos. É arrastado e sobe no calvário carregando a cruz. É o dia mais triste e sóbrio para os fiéis.

Sábado de Aleluia: Jesus repousa na tumba. É o dia de silêncio e recolhimento em que medita sobre a morte de Cristo na cruz e seu sepultamento. À noite, começa a Vigília Pascal, em que é celebrado a passagem da escuridão para luz, ou seja, a vitória de Jesus sobre a morte.

Domingo de Páscoa: Cristo ressuscitou! É a concretização das promessas feitas por Deus a seu povo. Assim, a festa da Páscoa é o ápice do calendário litúrgico cristão. É o dia de alegria, celebrada com missa solene. O clero se veste de branco ou de dourado, símbolos da alegria e da luz.