Search
terça-feira 31 dezembro 2024
  • :
  • :

Semana do Idoso tem programação recheada em Ubatuba

Atividades em comemoração à data vão de 1 a 4 de outubro
Ubatuba promove uma serie de eventos em comemoração à Semana do Idoso. A programação acontece de 1 a 4 de outubro e é gratuita e aberta ao público – visando a participação de pessoas acima de 50 anos.
No dia 1, estão previstas diversas atividades físicas na Praça 13 de Maio, além de também ter disponíveis serviços de aferição de pressão e controle de glicemia.

Já na quarta-feira, dia 2, a “Caminhada Comunitária” reúne todos os grupos da Melhor Idade que participam de alguma atividade promovida pela secretaria de Esportes e Lazer (SMEL) e, ainda, convida interessados para percorrer o trajeto da avenida Iperoig até o Itaguá.
Na quinta-feira, dia 3, a quadra da piscina municipal recebe a médica especialista em geriatria e nefrologia, Deborah Pinto, trazendo uma perspectiva geral sobre a saúde do idoso. A palestra ainda contará com a participação do educador físico Guaraçay dos Santos, que complementará o assunto com dicas de orientação e prevenção de práticas que contribuem com a melhoria na saúde.

Após a palestra, os presentes que desejarem e que estiverem com suas roupas de banho, poderão participar de uma aula macro de hidroginástica, na piscina municipal; para aqueles que não se identificarem muito com a prática, haverá tênis de mesa e voleibol adaptado.

Como encerramento da semana, na sexta-feira, dia 4, o Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto recebe três palestrantes que vão discorrer sobre assuntos do cotidiano do público-alvo: o advogado Jonatas Miguel de Matos vai falar sobre os direitos dos idosos que ainda não são reconhecidos; a dentista Lígia Condini vai explicar um pouco mais sobre saúde bucal e o educador físico Marcos Antonio Marra trará a importância do condicionamento muscular na faixa etária.

Neste dia, as palestras serão intercaladas com apresentações do setor de Coreografia da Melhor Idade da SMEL. Ao final, todos os presentes terão uma surpresa preparada pela organização.

Cenário
De acordo com a coordenadora do projeto da Melhor Idade da SMEL, Valéria Ferreira, pessoas interessadas em participar do programa podem fazer sua inscrição não só durante o evento, mas comparecer à sede da secretaria durante o horário de funcionamento (9h às 15h). Caso desejem apenas participar das atividades da semana sem inscrição, também é possível.
Atualmente, o projeto beneficia cerca de 1300 idosos em várias regiões do município, com atendimento descentralizado em 22 bairros, com professores que se deslocam até as regiões, para que a atuação atinja cada vez mais pessoas. Também são promovidas atividades na região central.

Além de alongamento, caminhada, hidroginástica e yoga, ainda existem as modalidades que contemplam competição, como voleibol adaptado, natação, tênis de mesa, bocha, coreografia, xadrez, dama, dominó, buraco, malha, atletismo, tênis de campo e dança de salão.

Inclusão

Além da promoção da saúde, a prática das atividades funciona como meio de integração social. “A gente procura meios para eles se inserirem, pois é muito importante para a integração da categoria (público). Sabemos que muitos não têm oportunidade de participar de eventos como esse, então, a Prefeitura usa esse momento para demonstrar que se preocupa com eles – destacando a promoção da saúde e a prevenção”, destacou Valéria.

Ela lembrou que, as atividades da melhor idade promovem bem-estar físico e mental, além de garantir a sociabilização. Comentou, ainda, que além das atividades, inciativas como bailes e viagens são oportunidades que muitos dos participantes não tiveram enquanto eram mais jovens.

A coordenadora frisou que o evento é importante para reforçar que existe um trabalho feito na cidade e que o objetivo é oferecer o melhor “afinal, todos queremos chegar lá, não é? (na melhor idade)”, brincou.