Search
quarta-feira 8 janeiro 2025
  • :
  • :

Semana de Oração: Reavivamento da Fé

Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé realiza semana de oração com o tema geral “Reavivamento da fé”, que começa no dia 20 e vai até o dia 27 de fevereiro de 2022

Serão 8 dias de eventos, onde o público terá a oportunidade de reviver o amor de Deus. Cada dia terá um tema específico inspirados no Querigma, que se trata do anúncio das mensagens da fé. Serão momentos de grande intimidade com Deus, por meio de louvor, oração e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Para o Padre José Vicente, Reitor do Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé, esta é uma oportunidade de falar do amor de Deus e de lembrarmos que que foi por amor que ele morreu em uma cruz.

“Essa semana será o momento de refletirmos o amor incondicional que o Senhor Deus tem por cada um de nós. Por isso decidimos trazer os temas do querigma, que é o grande anúncio do amor e da mensagem de fé, queremos fazer com que as pessoas da nossa e de outras comunidades possam sentir que não estão sozinhas, mesmo em tempos de tanta dificuldade que estamos vivendo nos dias de hoje.” Comenta Pe. José Vicente.

TEMAS:
20/02 – Abertura
Presença: Pe. José Vicente

21/02 – O Amor de Deus
Presença: Pe. Álvaro Mantovani (Tequinho)

22/02 – O pecado como recusa do amor de Deus
Presença: Pe. Luiz Gustavo

23/02 – Jesus Salvador: A solução de Deus para todos os homens
Presença: Pe. Thomás Ranieri

24/02 – Fé e conversão: Um convite para você
Presença: Pe. Julius Rafael

25/02 – Novas criaturas no poder do Espírito
Presença: Pe. Victor Hugo

26/02 – Igreja: Comunidade de fé
Presença: Pe. José Vicente

27/02 – Encerramento
Pe. José Vicente

PROGRAMAÇÃO:
20/02 (Domingo)
– Abertura
18h – Santa Missa

De 21/02 (Segunda-feira) a 26/02 (Sábado)
15h – SANTA MISSA
16h – EXPOSIÇÃO E ADORAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO NA
CAPELA ANEXO À BASÍLICA (CAPELA SÃO BENEDITO)
18h – ABERTURA DOS PORTÕES DO SALÃO PAROQUIAL
18h30 – TERÇO DAS SANTAS CHAGAS, LADAINHA DO BOM JESUS E
BÊNÇÃO DO CORDÃO E DO ÓLEO DO BOM JESUS
19h – INTERVALO
19h30 – LOUVOR (PREPARAÇÃO PARA O TEMA)
20h – PREGAÇÃO
20h40 – ADORAÇÃO
21h – BÊNÇÃO DO SANTÍSSIMO

27/02 (Domingo)
– Encerramento
18h – SANTA MISSA

O QUE É QUERIGMA?
Querigma se refere ao primeiro anúncio da fé que os apóstolos dirigiam aos judeus e pagãos com a finalidade de eles se converterem à novidade do Evangelho de Cristo.

Em frases curtas e testemunhais, os apóstolos apresentavam o Deus revelado por Jesus e a novidade de vida que os levava a ser enviados da verdade. Paulo dirigia o primeiro anúncio aos não convertidos: “Eu vos transmiti, antes de tudo, o que eu mesmo tinha recebido: Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ao terceiro dia foi ressuscitado, e apareceu a Cefas e depois aos Doze” (1Cor 15,3-5). É a revelação da pessoa do Senhor e do seu Reino que vem ao nosso encontro e nos toca, nos faz participantes da nova realidade de graça e salvação.

O poder do Espírito e da Palavra contagia as pessoas e as leva a escutar Jesus Cristo, a crer nele como seu Salvador, a reconhecê-lo como quem dá pleno significado as suas vidas e a seguir seus passos. Com a mesma eficácia, a Palavra
de Deus realiza, hoje, aquilo que anuncia como conversão, graça e salvação.

O Evangelho está cheio de cegos, de surdos, de mudos. Eles sofrem terrivelmente de solidão. Não conseguem se comunicar. Jesus toca nesses irmãos marginalizados e diz: “Efatá”, que quer dizer: “Abre-te” (Mc 7,34). Ele continua também hoje a gritar o seu “Efatá” a tanta gente que não enxerga, não ouve, não fala. E muitas vezes não enxerga a beleza de Deus, não ouve a Palavra de Deus, não fala a língua de Deus.

O primeiro tempo assinalado pelo Ritual de Iniciação Cristã de Adultos, chamado pré-catecumenato, trata da acolhida do candidato que precisa aprofundar a experiência da fé em sua vida mediante o anúncio do querigma. As situações de luto, doenças, crises conjugais… aproximam as pessoas da Igreja, porque buscam um sentido mais profundo para o sofrimento.

Aqueles que acompanham essas pessoas neste primeiro tempo, ou seja, os introdutores, irão ajudá-las a acolher esses acontecimentos com o discernimento da fé. Somente o encontro pessoal com ele produz a conversão para uma vida plena. O anúncio da pessoa de Jesus Cristo consola, gera esperança e conforto e deverá percorrer ao longo de toda a catequese de forma convicta e testemunhal.

Tenhamos presente os pais e padrinhos que pedem o Batismo para seus filhos; os fiéis das missas de sétimo dia ou que ocasionalmente frequentam a missa dominical… Daí a importância de a comunidade sair ao encontro das pessoas afastadas ou não evangelizadas para anunciar-lhes o querigma e acolhê-las em seu meio. Mais do que nunca se faz necessário o “primeiro anúncio” em todas as formas de catequese e que todo encontro com os fiéis torne-se ocasião para recuperar o coração da fé (querigma) e fazer o convite para a adesão inicial.

Anunciar o querigma implica comunicar a própria experiência de fé, posicionar-nos como pessoas de fé numa sociedade que duvida, questiona, põe à prova as convicções do missionário.