O feriado de 5 de Dezembro, em que é comemorado o aniversário de Taubaté, pode ser cancelado. Em seu lugar, vem uma comemoração no dia 5 de fevereiro, que também é uma data histórica. O motivo da mudança é apontado pela Associação Comercial e Industrial de Taubaté como absolutamente comercial, pois nesta data os consumidores podem estar fazendo suas compras de Natal. E com um feriado neste período, o dinheiro das compras pode evadir-se para as cidades vizinhas. E isto para a ACIT, representará uma ameaça aos empregos temporários, à arrecadação e tudo o mais que o dinheiro pode trazer.
Só que a ACIT não diz quanto a cidade vai perder. Pode até se tratar de uma abstração. O prefeito Ortiz Júnior, por sua vez, comprou a versão do presidente da ACIT e mandou para a Câmara o Projeto de Lei mudando o feriado. E a Câmara está votando o Projeto de Lei. Na segunda-feira, na pauta da Câmara.
Datas históricas:
O 5 de Dezembro virou feriado no governo Roberto Peixoto. Ele também não ouviu a sociedade para acrescentar o feriado.
Segundo a história, o 5 de Dezembro é a data em que foi instituída a Câmara Municipal de Taubaté, que passou a poder ter vereadores e uma máquina administrativa. O 5 de Fevereiro de 1842 é a data da Elevação de Taubaté à Categoria de Cidade.
Turismo e história
Recentemente, Taubaté reivindicou junto ao Estado a denominação de Município Turístico. Tudo fundamentado na história da cidade. História esta contada resumidamente na página 5 desta edição, pela professora Lia Carolina Prado Alves Mariotto.
E no site do Diário de Taubaté, você tem um link através do qual está o projeto de lei do prefeito, justificativa e fatos históricos.
http://splonline.com.br/camarataubate/Sistema/Protocolo/Processo2/Digital.aspx?id=19237&arquivo=Arquivo/Documents/PLO/PLO572018-15052018084017-assinado.pdf#P19237