Search
quinta-feira 9 janeiro 2025
  • :
  • :

Segurança de Taubaté fecha trimestre com melhora nos índices

A Secretaria de Segurança Pública Municipal de Taubaté fecha o trimestre com melhoras nos índices. Os primeiros 100 dias apontam avanço na segurança do município em comparação aos dados do ano passado.

O relacionamento com outras forças de segurança, como a Polícia Militar, permitiu ações preventivas que corroboraram para diminuição de roubos e furtos de veículos e de outros bens da população. Roubo de veículos apresentou queda de 37% em relação ao ano anterior. Enquanto a modalidade furto também teve redução de 30%.
Houve um aumento de 3.665 para 6.833 de rondas e permanências em unidades escolares e praças públicas. O que se traduz em uma queda de 38% nas ações de vandalismo e furto nas escolas municipais que, caíram de 65 para 40 ocorrências nesse início de ano. Situações que reduziram o número de boletins de ocorrências registrados pela Guarda Civil Municipal. No ano passado foram 298 e agora, 274 uma redução de 8%.

Foi sensível também o aumento da demanda para atendimento a contenção e dispersão de aglomerações, foram 44 em 2020 e 252 nos três primeiros meses de 2021.

O planejamento estratégico adotado pela Secretaria garantiu maior eficiência e permitiu uma redução de gastos à Administração Municipal, como por exemplo, a diminuição da quilometragem percorrida pelas viaturas, em 2020 foram 121.733 km enquanto em 2021 foram 117.784 km.

A Defesa Civil atuou em 193 ocorrências nesse primeiro trimestre de 2021. A produtividade do setor se traduz em 106 vistorias realizadas, 45 ocorrências envolvendo queda e retirada de árvores, 33 retiradas de casas de abelhas e vespídeos, 6 casos de inundações e alagamentos e 3 incêndios com atuação dos agentes.

Além das ocorrências mencionadas, agentes da Defesa Civil auxiliam em atendimentos diversos. Essa semana socorreram uma pessoa em situação de rua que estava tendo um mal súbito em um canteiro, no cruzamento da Avenida Bandeirantes e Avenida Desembargador Paulo de Oliveira Costa, próximo ao túnel do Campos Elíseos. Uma ação pontual mas que reforça o espírito de ajuda e de prestação de serviços que tem a Defesa Civil.