A primeira etapa do Sabor São Paulo acontece em Taubaté, hoje, quinta-feira, dia 5, a partir das 15h com uma aula de cozinha inteiramente gratuita que será ministrada pelo chef Eudes Assis. Em seguida, às 17 horas, começa a degustação e avaliação pelo público das 10 receitas previamente escolhidas por especialistas, ao custo de 10 reais por pessoa. No início da noite, haverá o resultado da votação que definirá os três pratos que virão para a capital em novembro, participar da grande final da gastronomia do Estado.
“Este resgate da culinária paulista é um cenário de prosperidade com o visível aumento de fluxo de visitantes que veem na gastronomia um dos principais motivos para a realização do turismo. E desde a primeira edição em 2013, o festival já contemplou 360 municípios paulistas”, ressaltou o secretário estadual de Turismo Fabrício Cobra que estará presente nesta primeira etapa em Taubaté.
O Sabor de SP é uma ação da Secretaria Estadual de Turismo, juntamente com o Senac e a revista Prazeres da Mesa e que tem a capacidade de movimentar, ampliar o universo do turismo com esta eficaz parceria chamada gastronomia. O evento, que reuniu mais de 100 mil pessoas nas últimas edições vai percorrer nove regiões neste ano. As cidades-anfitriãs que terão a oportunidade de apresentar as receitas de sua região são Taubaté, Presidente Prudente, Santos, São José do Rio Preto, Campinas, Bauru, Franca, Sorocaba e São Carlos.
Eis as receitas classificadas para a degustação, das quais somente três estarão na final.
São elas:
Arancini recheado com cordeiro – de Tremembé
Coxinha de Jaca – de Jacareí
Azul Marinho – de Ubatuba
Fogado – de Paraibuna
Bolinho de Mandioca com Carne Seca – de Potim
Truta à moda do Gnomo – de Cunha
Pernil e pinhão ao molho stout com purê de abóbora – de Campos do Jordão
Leitoa Pururuca Colméia – de Pindamonhangaba
Costelinha suína com palmito de taboa – de São Luís do Paraitinga
Barra de suspiro com chantilly e calda de frutas vermelhas – de Taubaté