Algumas vacinas impedem a doação por até quatro semanas; Estado enfrenta baixa nos estoques, especialmente do tipo O negativo
Com o avanço das campanhas de imunização, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) orienta a população a doar sangue antes, já que alguns imunizantes impedem a doação por até quatro semanas.
É importante que todos se informem sobre a pausa entre a imunização e a doação de sangue, por isso, a recomendação é realizar a coleta antes de atualizarem a carteirinha de vacinação. Uma única doação pode salvar até quatro vidas.
Entre as vacinas que precisam de intervalo estão a vacina contra gripe, com espera de 48 horas; contra a Covid-19, sete dias; já contra dengue e febre amarela, o período é de quatro semanas.
Atualmente, o estoque de sangue do Estado está em situação crítica com falta de sangue O negativo. Esse déficit nos hemocentros compromete o atendimento nos hospitais e unidades de saúde, aumentando o risco de cancelamento de cirurgias.
Para facilitar o acesso aos locais de doação, a SES-SP disponibiliza, por meio do aplicativo Poupatempo, a lista de hemocentros em funcionamento no Estado, com endereços e contatos. O app está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.
Requisitos para doação de sangue:
Estar em boas condições de saúde;
Estar alimentado;
Ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site);
Pesar mais de 50 kg;
Levar um documento de identidade original com foto recente que permita a identificação do candidato;
Evite alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, deve aguardar uma semana para estar novamente apto à doação.