O futebol está em todas… É assunto que se faz presente em muitos lugares. É só ter um tempo disponível, no intervalo das refeições, numa reunião familiar, num happy hour ou depois de uma longa jornada no trabalho. Enfim, assunto do brasileiro no seu cotidiano.
Não querendo ser saudosista, o título já me compromete. A verdade é que nos bons tempos de futebol no Brasil se via bom futebol clássico, havia muitos campos de futebol e o contato com a bola produzia muitos craques, sendo que hoje futebol são forças, robôs. Enfim, mais preparos físicos, táticas. Todavia, sem ter habilidades ou contado com a bola, não se chega a um denominador comum.
Hoje, os meninos bons de bola são carregados para fora do país por somas elevadas, e o futebol brasileiro traz do exterior aqueles jogadores brasileiros que já estão mais idosos ou nas reservas dos times, gastando menos dinheiro.
E por falar em dinheiro, ele faz com que o jogador se preocupe mais com ele próprio do que com a bola, querem é ganhar muito, e sabemos que os clubes pagam muito dinheiro.
Querem comparar os craques da atualidade com os craques do passado, como: Zico, Sócrates, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Romário e, principalmente, com o rei Pelé.
As comparações são em tempos diferentes, é como se, por exemplo, transportasse Leonel Messi para o passado e trouxesse Pelé para o presente. Mostrar ainda os campos em que Pelé jogava, a altura da grama, o peso da bola, as chuteiras, caneleiras de bambu, e trazer o rei para os campos modernos, chuteiras levianas, um treinamento em academia especial, uma alimentação da melhor qualidade e técnicas de ponta. Será que Pelé iria se estranhar?! Ver quanto tempo Pelé jogou, os mil e tantos gols marcados.
O Messi poderá até chegar lá e ultrapassar o rei. Ele tem muita qualidade, mas ainda é prematuro para uma comparação. Temos que aguardar. Só o tempo nos dirá…
A diferença entre os craques do momento são: Eles convencem o público e os do passado encantavam a multidão.
Frase da semana: A diferença de um craque e um bom jogador:
O Craque desafia a lei da física que diz que dois corpos não ocupa o mesmo lugar, e o craque ocupa!
Saudosista
jun 01, 2019Bruno FonsecaColuna do CrisanteComentários desativados em SaudosistaLike
Previous PostO evangelho sentido e praticado
Next PostPontos positivos e negativos da nova revisão dos benefícios do INSS