Força-tarefa da Secretaria de Saúde de Taubaté garantiu o acompanhamento de 87,58% das pessoas cadastradas no Auxílio Brasil, programa federal de transferência direta de renda. O índice ultrapassou a média no Estado e no país.
O programa Auxílio Brasil, que hoje retomou o nome de Bolsa-Família, exige que o município faça acompanhamento integrado por três secretarias municipais que permitem ao usuário cadastrado receber o benefício: Saúde, Educação e Inclusão Social. Na Saúde todas as famílias cadastradas precisam, semestralmente, fazer o acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde. A exigência atinge os membros de 0 a 7 anos e as mulheres de 14 a 44 anos.
Significa dizer que mais de 15 mil beneficiários foram cuidados e tiveram sua saúde monitorada, com verificação da caderneta vacinal, pré-natal, entre outros.
Isso garante que o benefício seja repassado às famílias mais vulneráveis, além de possibilitar a destinação de recursos ao município, revertido em políticas públicas para estas pessoas.
TAUBATÉ ESTADO DE SP BRASIL
1º SEMESTRE 74,52% 63,53% 72,66%
2º SEMESTRE 87,58% 69,80% 78,79%