Search
sexta-feira 29 novembro 2024
  • :
  • :

São Paulo terá rodízio 24h e restrição por placa par e ímpar a partir de 2ª

Medida divide veículos em grupos com placas com finais pares e ímpares, e valerá para toda a cidade de São Paulo por 24h e pode valer toda a quarentena

 

O desafio de estimular a população a permanecer em casa durante a quarentena levará a cidade de São Paulo a adotar rodízio de automóveis mais rigoroso que o praticado usualmente a partir da próxima segunda-feira (11).

“O rodízio será ainda mais restritivo porque questões extremas exigem medidas extremas. Não dá pra gente não adotá-lo quando a ocupação dos leitos de UTI passam de 80%”, afirmou Covas.

O decreto “Rodízio Extraordinário de Veículos” foi publicado no final da manhã desta quinta-feira (7).

O texto estabelece rodízio todos os dias da semana e em toda a cidade de São Paulo, baseando-se no último dígito das placas: veículos com final par circulam em dias pares e os com finais ímpares circulam em dias ímpares.

A medida valerá mesmo em finais de semana e feriados, das 0h às 23h59.

É um modelo de rodízio bem diferente daquele praticado na cidade desde 1997 – e que está suspenso desde o início da quarentena -, que restringe a circulação de cada veículo em apenas um dia da semana, nos horários de pico e apenas na região do centro expandido.

Pelo novo modelo, um mesmo automóvel ficaria proibido de circular por até quatro dias da semana em todas as vias urbanas da cidade.

A restrição não vale para os veículos que já tinham isenção de rodízio, como motocicletas, polícia, exército, gás, água e ambulâncias, e agora será ampliada para os profissionais de saúde. Para isso, será necessário fazer um cadastro pelo e-mail: isencao.covid19@prefeitura.sp.gov.br. O prazo é de 10 dias e as multas serão canceladas no período. Depois só será possível entrar com recurso em uma junta específica que será criada pela secretaria.