“O Núcleo Teatro de Caixeiros” estará com a “Feira Lambe Lambe” pequenos espetáculos em pequenas caixas no dia 5 na cidade de São Luiz do Paraitinga com oficina e apresentação.
O Coletivo Teatro de Caixeiros é um núcleo pesquisador da estética do teatro Lambe-lambe e que tem como objetivo a difusão e reconhecimento desta estética.
O Teatro Lambe-lambe, enquanto manifestação artística, é um universo em crescimento e apresenta singularidades por expor o ato cênico concentrando a beleza poética num espaço e tempo mínimos. Uma de suas criadoras, Ismine Lima, define o Teatro Lambe-Lambe como “um espaço para o olhar”. A grande proximidade entre o rosto do manipulador e o rosto do espectador dentro da caixa gera uma relação de grande proximidade entre estes dois indivíduos, uma proximidade que nenhum outro tipo de espetáculo permite. Prestar atenção aos olhos de quem assiste permite que o ator manipulador reaja com a recepção do espetáculo, brinque com sua energia e administre as ações de forma a tornar cada apresentação realmente única.
Estética genuinamente brasileira, criada pelas bonequeiras baianas Ismine Lima e Denise di Santos nos anos 80 e inspirada nas antigas caixas de fotografia lambe-lambe, este teatro é uma linguagem de formas animadas que ocupa um espaço cênico formado por um palco dentro de uma caixa de dimensões mínimas.
Nesse espaço são apresentadas peças teatrais de curta duração através da manipulação de formas animadas em miniatura. Trata-se, portanto, de uma caixa-teatro individual, com uma estrutura técnica em miniatura e independente, configurada para atender um espectador por vez com todas as suas peculiaridades de atuação, iluminação, sonoplastia, cenografia e utilização de espaço cênico
A passagem por São Luiz do Paraitinga carrega na bagagem apresentação e oficina que fazem parte da circulação por 11 cidades do estado de São Paulo, com a apoio do Proac 2018 – Circulação para espetáculos de rua.
A intervenção da Feira Lambe-lambe será dia na Praça Oswaldo Cruz, ás 14h30, são sete espetáculos com cerca de três minutos cada que não se utilizam da palavra articulada e são formados por cenas que acontecem à partir das ações dos bonecos e da trilha musical.
A oficina será ministrada no dia 5, no Espaço Cultural Nelsinho Rodrigues às 10h. A oficina tem por objetivo iniciar o participante na linguagem Lambe-lambe compreendendo seus elementos históricos ,executando os princípios do teatro em miniatura e manipulação de objetos em pequenas escala. Duração de 2 horas.
O coletivo de teatro lambe-lambe “Teatro de Caixeiros” nasceu em 2012 como um centro
de estudos, pesquisas e difusão do teatro Lambe-lambe na cidade de Ribeirão Preto e região
apoiado pela Cia A DitaCuja, grupo com mais de 10 anos de atividade na região. Tem como
objetivo a pesquisa dessa linguagem de teatro de animação, e integra-se a uma rede de
grupos que atua na difusão do Teatro Lambe-lambe em toda a América latina.