Encontro avaliou os problemas que deixaram os municípios sem energia após as chuvas e traçou ações de prevenção
A Prefeitura da Estância Climática e Turística de Santo Antônio do Pinhal sediou nesta sexta-feira, 20, um encontro com representantes dos municípios de Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí, e a diretoria da Neoenergia. O evento do dia 12 de outubro chegou a 400 chamados, o pior na história da concessionária na região da Serra da Mantiqueira, segundo os representantes da empresa.
As cidades foram afetadas com a falta de energia, sendo alguns bairros por mais de 48 horas, após as chuvas do dia 12 de outubro.
A Neoenergia explicou que as equipes técnicas têm um limite de ocorrências para conseguir atender e suprir as necessidades no mesmo dia. Porém, quando os eventos ultrapassam mais de 56 chamados de falta de energia, quedas de árvores em rede, entre outros, o município ou região entra em situação de crise.
Cerca de 27 mil clientes foram afetadas nessa crise e foi necessário deslocar equipes de outras regiões para dar conta do atendimento.
A empresa afirmou que precisou reconstruir mais de 10km de rede, além de trocar 30 postes e 20 transformadores.
Foram priorizados os serviços e equipamentos de saúde, incluindo residências que possuem equipamentos como respiradores.
O prefeito de Santo Antônio e presidente do CISMA (Consórcio Intermunicipal Serra da Mantiqueira), Anderson Parrão, explicou que a Prefeitura, por meio da equipe de Defesa Civil, atua na desobstrução de vias e estradas, poda e remoção de árvores caídas, porém depende da concessionária quando as quedas atingem a rede, pois é necessário o desligamento da rede para execução dos serviços.
COMPROMISSOS – Ficou decidido no encontro que representantes dos três municípios, envolvendo a Defesa Civil, a concessionária Neoenergia e as secretarias de Meio Ambiente, farão uma parceria para mapeamento e poda imediata das árvores.
A ação preventiva poderá evitar que árvores prestes a cair ou atingir a rede provoque o rompimento de cabos com ventos e chuva forte.
Os municípios cobraram da Neoenergia mais investimentos em modernização e atualização técnica de toda a rede de energia.
As prefeituras também formalizaram um pedido para que a concessionária envie um relatório com todas as ocorrências registradas entre os dias 12 e 16 de outubro.
Participaram da reunião, além do presidente do CISMA, o secretário de Turismo Fábio Santos, a chefe de Gabinete Mayara Marieli, o presidente da Câmara Adriano dos Santos; o presidente da Acasap (Associação Comercial de Santo Antônio) Jader Faria; o secretário de Planejamento de São Bento Rafael Barbosa (representando a prefeita Ana Catarina); a presidente e o secretário da Câmara de São Bento Thaynara Pereira e Márcio Arantes, respectivamente; o vice-presidente da Câmara de Campos do Jordão Luiz Alberto de Oliveira; e a diretoria da Neoenergia, Eduardo Zornoff (consultor), Lincoln Tadeu Santos (gerente regional) e Renan Bravo (gerente).