A Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Taubaté, informa que a Santa Casa de Misericórdia de Chavantes deve assumir a gestão dos serviços da UPA Santa Helena na próxima semana, no dia 15 de maio.
A Santa Casa de Misericórdia de Chavantes se classificou em primeiro lugar no Chamamento Público 20/21. Outras quatro entidades apresentaram propostas no pleito, sendo: INCS; IESP; INSAUDE e IDRL.
Em abril, a IESP assumiu a gestão do Pronto Socorro Municipal e em maio, a INCS a gestão da UPA San Marino.
A seleção das OSs tem como objetivo a contratação para operacionalização, gerenciamento e execução de atividades, ações e serviços de saúde em caráter complementar para a rede de saúde nas unidades de pronto atendimento (UPAs) San Marino, Cecap, Santa Helena e Pronto Socorro Municipal além do Hospital Municipal Universitário de Taubaté (Hmut).
As UPAs funcionam 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados e suas equipes multiprofissionais atendem urgência e emergência, adulto e pediátrico.
Segundo estimativa da Secretaria de Saúde, a expectativa é de que sejam realizados, somente nas UPAs, após a contratação das Organizações Sociais, 61.700 atendimentos, 25.935 exames laboratoriais, 10.812 exames raio-X e 137 tomografias.