Arqueria ou tiro com Arco e Flecha é uma prática milenar, entretanto como prática esportiva é bem pouco recente sua regulamentação, pouco difundida ainda nos meios esportivos e recentemente apenas foi integrada parcialmente em suas modalidades e categorias aos jogos olímpicos.
A associada rotariana Maria Lucia Firmino de Oliveira Carvalho conquistou um dos mais importantes resultados com vitória e medalha de ouro em sua modalidade no último dia 7 de dezembro em São Paulo ao disputar a final do torneio Vegas Shot III após 4 meses de intensivas disputas classificatórias entre atletas do Brasil e América Latina e estando apta a representar o Brasil no segundo mais importante torneio, após os jogos olímpicos, pois este torneio disputado integra o circuito mundial que classificam atletas para grande torneio Vegas Shot em Las Vegas-USA em março de 2025, por onde também passou em sua trajetória nosso melhor arqueiro Marcus de Almeida e vários atletas olímpicos. Esse torneio foi uma grande conquista do arqueiro medalhista Magdiel dos Santos de São Paulo trazendo ao Brasil e permitindo acesso ao grande circuito mundial.
A modalidade de Maria Lucia foi o Arco Tradicional Recurvo, que se destaca por ser um equipamento sem nenhum recurso adicional, como lente de mira, suporte rest para flecha, etc. é o chamado “raiz” entre os arqueiros, por depender exclusivamente do atleta e, portanto, com grau de dificuldade maior. Outro Atleta Aymoré de Aquino Junior filiado a mesma Arqueria Mantiqueira de Maria Lucia conquistou o Ouro no masculino e ainda 5 atletas foram vencedores em suas categorias também deverão compor a comitiva representando o Brasil. Professora universitária aposentada, ambientalista e escritora, praticante há 3 anos do esporte foi Prata na Federação Internacional ao qual é filiada-FIELD na categoria Bow Hunter Recurve (BHRVF) em 2024 e campeã em 2023 e 2024 da Copa Mascava -AVA/FIELD e muitas medalhas de provas em arquerias em especial nos últimos dois anos.
Para Maria Lucia e Aymoré, ambos acima dos 60 anos foi uma conquista extraordinária, pois as regras do torneio Vegas Shot para cada modalidade é Open (aberto a todas as idades por categoria), diferente do que os arqueiros estão habituados pela Federação e campeonatos diversos em que são divididas as categorias também por modalidade e faixa etária. Neste torneio, ambos venceram atletas bem jovens desde 23 anos o que acirrou muito as disputas e dificuldades, por outro lado valorizou a conquista de suas medalhas de ouro. Sem muito tempo para comemorar já retomaram os treinos, pois 2025 tem vários campeonatos importantes além do Vegas, terá o mundial em Mar Del Plata, o brasileiro pela ABFAC e os mensais da Federação que regula o ranking dos atletas.
Maria Lucia está feliz com o esporte que escolheu, com seus resultados e rendimento este ano, fruto de um processo longo de rotina de treinos e leituras e concentração, mas que é inclusivo, por permitir nas arquerias, jovens, adultos e idosos em convívio igualitário de competições, trocas de informações isto é muito saudável e muitas mulheres hoje não apenas competindo, mas sendo instrutoras e proprietárias de arquerias, que embora o esporte pareça num primeiro olhar, agressivo, na realidade é um meio conscientizador da não violência. Aprender a focar, respeitar espaços, respeitar a segurança do outro são fundamentos inquestionáveis do esporte e por isso tão maravilhoso, vibramos com a conquista do outro e só queremos ver boa performance, não importa de qual camisa esteja usando, nem a qual arqueria pertença, respeitamos e valorizamos o arqueiro. O Rotary incentiva muito a toda prática saudável que congregue, que inclua, que ajude a superar, e as conquistas partilhadas com todos os companheiros é um incentivo a mais para as competições e práticas esportivas a exemplo do companheiro de clube Nelson Campelo medalhista fantástico na Natação, que é sua referência.
Nilton Carlos de Oliveira
Diretor de Imagem Pública do Rotary Club de Taubaté
E-mail: rotaryclubdetaubate@hotmail.com