Search
quinta-feira 2 janeiro 2025
  • :
  • :

Rotary Club de Taubaté – Serviços Profissionais

Profissão é um trabalho ou atividade exercida pelo HOMEM, aquele que exerce uma profissão é um profissional, para que alguém seja considerado um profissional não é necessário possuir diploma de universidade. Um profissional é alguém que exerce uma determinada atividade na maior parte do dia, estes profissionais são especializados em alguns assuntos ou funções, algumas destas especializações necessitam de estudos (escola, faculdade, cursos) conhecimentos e especializações (professor, médico, engenheiro, economista,…), outras dependem das habilidades práticas (jardineiro, faxineira, …).

O Rotary tem nos profissionais uma de suas bases, foi criado como uma forma de Network ou rede de negócios, assim teríamos profissões diferentes e a troca de serviços. Consequentemente, com as reuniões semanais, o “Companheirismo” foi crescente e tornou-se conjuntamente a base do Rotary. Com o passar do tempo o Network e Companheirismo não bastavam e a prestação de serviços humanitários tornou-se o ponto alto, temos os líderes e profissionais de diversas áreas, unidos no mundo inteiro, fomentando um elevado padrão de ética, honestidade e comprometida com os ideais de Rotary Internacional.

O Rotary, no sentido de comemorar e dar ênfase nos Serviços Profissionais, no mês de janeiro de cada ano destaca os serviços profissionais dando atenção a:
– Ética nas profissões
– Desenvolvimento de pequenos negócios
– Treinamento profissionalizante
– Serviços voluntários

O Rotary tem em seus profissionais, fortes companheiros, grandes prestadores de serviços nas diversas áreas de atuação, exemplos de pessoas, líderes, éticas e parceiros de serviços/trabalhos, formando assim, grandes colaboradores e referências em suas cidades.

O Rotary Club de Taubaté vem há 13 anos realizando um trabalho inédito na cidade, trata-se do Projeto Rumo, iniciativa que visa oferecer atividades de orientação profissional para jovens do 9° ano à 3a série do Ensino Médio, que buscam se preparar para o futuro. Os participantes recebem orientações com profissionais de diversas áreas de atuação, como um estímulo aos jovens que buscam formação e uma colocação no mercado de trabalho.

Como se sabe, escolher o que vai ser no futuro é o maior problema dos jovens há décadas. As escolas estaduais participantes recebem, uma vez por semana, ao longo de todo o ano letivo, palestras dos mais diferentes profissionais, rotarianos ou voluntários, que mostram aos alunos o que é trabalhar em suas áreas, quais são as alegrias e dificuldades da profissão e onde buscarem o apoio necessário para realizar seus sonhos.

Paulo César Severo