Search
quinta-feira 9 janeiro 2025
  • :
  • :

Rotary Club de Taubaté – Ser um Rotariano: oportunidades, deveres e mitos

“Uma pessoa comum, como você e eu”

O Rotariano é o membro de um Rotary Club, tem o compromisso de ser uma pessoa Ética, Verdadeira, Honesta e Comprometida, disposta participar de todas as atividades do clube; e ser um profissional estabelecido.
DEVERES:
• Comparecer as reuniões semanais do seu Rotary Club;
Os clubes se reúnem semanalmente. A frequência nas reuniões é um dos deveres do Rotariano, importantíssimo para realizações dos projetos do clube, um dos principais pontos de um clube; assim, estar presente e participar destes projetos e atividades é um dos deveres do Rotariano.
• Pagar as cotas mensais ao Rotary Club que pertence;
Cada Rotary Club tem sua forma de custeio, para manutenção da estrutura física (local da reunião, refeição/lanche, funcionário, etc.) e despesas administrativos. O Rotary Internacional tem suas despesas, que são rateadas pelos clubes, isso depende de cada unidade; porém, este custeio financeiro tem que ser rateado pelos associados do clube, assim formatando uma mensalidade.
• Construir uma comunidade e mundo melhor;
É muito importante o Rotariano usar sua experiência profissional e talentos para melhor servir ao Rotary, promovendo o reconhecimento e o respeito por todas as ocupações úteis à sociedade; os seus conhecimentos profissionais para propiciar oportunidades aos jovens, para mitigar as especiais necessidades de outras pessoas e para melhorar a qualidade de vida em minha comunidade.

MITOS e PERGUNTAS
• Para fazer parte do Rotary é preciso ter muitos recursos?
O quadro associativo do Rotary Club não é elitista e sim democrático. Mas como há obrigações financeiras que custeia sua estrutura física e administrativa, espera do rotariano ter estabilidade financeira suficiente às características de cada Clube.
• É preciso doar dinheiro para o Rotary para ser rotariano?
O Rotary está em busca de pessoas comprometidas e que entendam as suas oportunidades e deveres já mencionados, que tenham boa vontade, ética e disposição para participar das reuniões e das atividades de seu clube. Além do custeio mensal, nenhum outro gasto é exigido. Existem sim muitos rotarianos que doam para os projetos dos clubes ou para a Fundação Rotária poder executar projetos sociais por todo o mundo, mas essas doações são sempre voluntárias e somente na medida da vontade de cada um, jamais são exigidas ou cobradas.
• Pode fazer negócios em um Rotary Club?
O Rotary teve sua origem justamente no relacionamento profissional entre seus associados, usando a “Prova Quadrupla” como base e uma conduta moral e ética ilibada para sua postura, fazer negócios é de interesse e bom para todos.
• Qual a idade mínima para entrar para o Rotary?
Não há idade mínima para ingressar no Rotary. Porém, é preciso que esteja estabelecido profissionalmente e disponha de tempo e recursos financeiros para cobrir custeio e outras despesas.
• Não sou rotariano, posso frequentar as reuniões?
Sim, todas as reuniões ordinárias dos clubes do Rotary são abertas, não temos nada a esconder, fique à vontade para nos fazer uma visita, conhecer o clube e saber mais sobre o Rotary, em nossas reuniões discutimos nossos projetos, iniciativas de Rotary Internacional, do Distrito, de outros clubes, do intercâmbio, demandas da comunidade, palestras e muito companheirismo, amizade e negócios.

• Posso me tornar um rotariano?
Sim, se você quiser ser rotariano, visite um clube e se apresente. Para que você se efetive será necessário que algum rotariano do clube visitado se disponha a ser seu padrinho, pois o ingresso ao Rotary é feito mediante convite. Mas não se acanhe. Com algumas visitas você fará amizades e este convite certamente será feito.

Venha nos conhecer!!
Nossas reuniões acontecem às quartas-feiras às 20:00hs na Casa da Amizade, Av. da Saudade, 81, Jardim Humaitá, Taubaté/SP.
Rodrigo Ronconi dos Santos Abrahão de Barros
Diretor da Imagem Pública do Rotary Club de Taubaté
rotaryclubdetaubate@hotmail.com

Paulo César Severo